Temporal: Loulé vai reunir Conselho Municipal de Proteção Civil

ouvir notícia

Os autarcas de Loulé e de Quarteira acompanharam a visita do ministro

O mau tempo que afetou o Algarve e o concelho de Loulé, em particular a freguesia de Quarteira, motivou a realização de um balanço da atuação do dispositivo de proteção civil e das consequências da intempérie pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

Ocasião para reafirmar o pesar pela perda de uma vida nas cheias em Boliqueime. “Já o fizemos pessoalmente, durante uma visita ao local, mas queria apresentar agora publicamente as condolências da Autarquia à família enlutada”, afirmou o edil.

Relativamente à atuação do dispositivo municipal de proteção civil – Bombeiros Municipais, forças de segurança, Serviço Municipal de Proteção Civil e outros serviços municipais e das freguesias – durante as cheias, Vítor Aleixo sublinhou que estiveram “à altura das ocorrências e com capacidade de resposta para as situações que surgiram ao longo do dia”.

- Publicidade -

Durante a manhã de segunda-feira, o presidente da autarquia, o vereador do pelouro e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira acompanharam o ministro da Administração Interna, João Calvão da Silva, durante uma visita à cidade de Quarteira.

Numa altura em que ainda decorriam os trabalhos de limpeza, os responsáveis tiveram oportunidade de contactar a população afetada pelas cheias, sobretudo os muito comerciantes que tiveram consideráveis prejuízos.

O executivo municipal de Loulé reuniu com o presidente da Assembleia Municipal de Loulé, Adriano Pimpão, para avaliar a situação e ponderar futuras medidas que contribuam para minimizar o impacto de fenómenos como o que ocorreu no domingo.

Por solicitação de Vítor Aleixo, em breve realizar-se-á uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Proteção Civil, organismo composto por diversas entidades que têm como principais objetivos a prevenção de situações de risco e a proteção da população em casos de emergência.

Consciente dos riscos, da maior frequência deste tipo de fenómenos meteorológicos e da necessidade de aumentar a resiliência das populações e dos territórios, a Câmara Municipal de Loulé aderiu, este ano, ao projeto ClimAdaPT, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente e desenvolvido para apoiar financeiramente a atuação em matéria de adaptação às alterações climáticas em Portugal.

A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé, em elaboração, é uma resposta que avalia as vulnerabilidades decorrentes das alterações climáticas, da subida do nível do mar aos fenómenos meteorológicos extremos, aposta na intervenção sobre os riscos e conta com o contributo esclarecido dos cidadãos.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.