Teodomiro Neto analisa conquista de Ceuta em Silves

ouvir notícia

Teodomiro Neto

Há 600 anos, uma poderosa armada portuguesa – com 20 mil homens fiéis ao rei D. João I – rumou para a costa norte de África para conquistar Ceuta. Tudo aconteceu na madrugada de 21 de agosto de 1415, uma data que hoje em dia marca o início de uma aventura que mudou para sempre a maneira de os homens olharem para o mundo.

Para explicar melhor a importância deste episódio histórico, Teodomiro Neto vai proferir uma palestra sobre “A conquista de Ceuta”. A iniciativa vai decorrer no próximo dia 28 de novembro, às 16h30, na biblioteca municipal de Silves, e serve também para assinalar o sexto centenário da conquista desta cidade do norte de África.

Antes da palestra do historiador algarvio, está ainda prevista uma ação, às 15h00, com uma visita acompanhada ao castelo de Silves, de forma a contextualizar o acontecimento que marca o início da expansão marítima portuguesa.

- Publicidade -

“Desse modo, procurar-se-á, posteriormente, compreender melhor o papel que Silves desempenhou nesse acontecimento histórico”, realça a organização, adiantando que a palestra é aberta a todo o público.

Historiador e escritor messinense, Teodomiro Neto tem publicados vários livros, sendo autor de romances e peças de teatro. Desenvolve ainda a atividade de jornalista, como colaborador do Jornal do Algarve, Folha do Domingo e Terra Ruiva. Foi professor universitário em França, e tem interesse particular pelos temas regionais.

Nuno Couto

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.