Ter Lula no Governo é uma questão de sobrevivência para Dilma

ouvir notícia

BRASIL PARTIDO. Contestação nas ruas prossegue, indefinição política também

Acuada com o início do processo de abertura de impeachment na Câmara dos Deputados, a presidente Dilma Rousseff acertou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a prioridade do governo será tentar fazer com que ele tome posse como ministro-chefe da Casa Civil. Durante quatro horas de reunião nesta segunda à noite, Dilma e Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), discutiram estratégias políticas para amainar a crise na aliança governista. A avaliação do governo é que quanto mais demorar a posse de Lula como ministro maior será a dificuldade para tentar barrar o processo de impeachment.

Lula chegou a discutir a possibilidade de desistir de assumir o cargo de ministro, em razão das contestações judiciais que enfrenta. Suspensa por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a posse de Lula envolve 21 ações na corte brasileira. Na conversa privada no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, Dilma e Lula decidiram insistir na nomeação do ex-presidente, recorrendo de todas as formas possíveis da decisão de 18 de março do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a nomeação.

Dificilmente o governo conseguirá derrubar a liminar de Mendes antes de 30 de março, data da próxima reunião do plenário do STF, que deverá julgar os recursos do governo.

- Publicidade -

Os líderes oposicionistas calculam que até meados de maio ocorra a votação no plenário da Câmara dos Deputados do pedido para abertura do processo de impeachment. Para ser aprovado, o pedido tem de ter o apoio de pelo menos 342 dos 513 deputados. Assim, basta ao governo conseguir o apoio de 172 parlamentares para contê-lo. Governistas já calcularam que a base de Dilma estaria em torno de 220 parlamentares, mas a oposição diz que esse número hoje está no limite dos 172 deputados. Assim, a tendência seria de o governo perder apoio a cada semana que passa.

Para tentar conter a sangria, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se segunda à noite, antes do encontro com Lula, com os setes ministros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o líder da legenda na Câmara, Leonardo Picciani. Propôs articulação para fazer o PMDB adiar sua reunião do dia 29 de março, na qual pode ser anunciado o rompimento da aliança.

Se o PMDB romper com o PT, o impeachment pode tornar-se irreversível. A tendência no momento é o partido aprovar a saída do governo, mas dando prazo de 30 dias para seus ministros deixarem os cargos. Assim, o PMDB teria o melhor dos dois mundos: seus ministros ficariam no governo Dilma até seus últimos dias (caso o impeachment seja aprovado em maio) e poderiam estar ao mesmo tempo no apoio à posse de Michel Temer na presidência.

Na avaliação do governo Dilma, só Lula seria capaz de conter a debandada de setores expressivos do PMDB. Um terço do partido já é considerado causa perdida. Sem Lula como ministro, sem o poder de liberar verbas e nomeações de cargos, peemedebistas dizem que só lhe restaria a garganta para conter o PMDB. Mas o partido diz que a voz rouca de Lula é mais fraca que a voz das ruas em favor do impeachment.

Plínio Fraga, no Brasil (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu entrei com um processo de impeachment do ministro Luís Roberto Barroso no Senado em 17/02/16 mas Renan Calheiros, contrariando o art. 44 da Lei 1079/50 o está retendo. Quem tiver Facebook pode buscar as expressões FORA DILMA, há vários blogs FORA DILMA, mas em quase todos eles poderão encontrar os e-mails de todos os senadores e uma carta-padrão de protesto feito por mim contra o crime de responsabilidade de Renan. Se puderem, façam protestos originais. Caso contrário, usem o protesto padrão. Não é preciso digitar o e-mail de todos os senadores, é só copiar e colar na barra de endereço.

  2. Meus irmãos portugueses, temos o mesmo sangue, falamos a mesma língua, pedimos emprestado a cultura lusa e há milhões de portugueses vivendo no Brasil. Lula fez por treze anos uma cleptocracia, dilapidando com sua quadrilha, políticos, empresários e funcionários da estatal de tal forma que nossa Petrobras foi roubada em muitos bilhões de dólares – vocês falariam muitos mil milhões de dólares. Este governo podre, de falsa esquerda, que governou para roubar está por cair de podre, porém tem ainda seus comparsas, inclusive no Supremo Tribunal Federal, um magistrado mentiroso. parcial, que vive a soltar bandidos do PT e a julgar processos tendenciosamente favoráveis ao PT. Precisamos tirar este câncer do Supremo Tribunal Federal. Já fiz petição de afastamento para o senado, mas o presidente do Senado Federal já está com quatro denúncias de corrupção e contra a Lei 1079/50 artigo 44 vem obstruindo a leitura de minha petição. Um dos remédios possíveis é deixar lotadas, com protestos, as caixas postais dos senadores. Peço a todos que enviem estes e-mails. Se algum irmão português desejar conhecer minha petição escreva [email protected]

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.