Terminou a maior operação de alimentação artificial de praias com areia

ouvir notícia

A maior operação de alimentação de praias desde sempre no Algarve está concluída e obedeceu ao prazo previsto, informou à agência Lusa a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve.

Cerca de 1,25 milhões de metros cúbicos de areia foram depositados ao longo de cinco quilómetros de costa algarvia nos últimos seis meses, tendo a operação terminado este mês, disse o assessor de imprensa da ARH.

“Foi uma obra que decorreu de forma exemplar, chegando a terminar alguns dias antes do prazo previsto”, acrescentou João Prudêncio, da ARH.

- Publicidade -

O prazo previsto era dia 15 de outubro.

A alimentação de algumas das mais emblemáticas praias do concelho de Loulé – Almargem, Loulé Velho, Vale de Lobo, Dunas Douradas e Vale Garrão – com 1,25 milhões de metros cúbicos de areia vem contribuir para o atenuar da erosão das arribas, mas também para uma maior segurança e conforto dos banhistas.

As obras de enchimento alargaram a zona útil das praias em 30 a 45 metros.

Depois de dragados do fundo oceânico, a profundidades que variaram entre os 20 e 30 metros, os sedimentos foram transportados para cada uma das seis estações de bombagem e colocados ao longo da costa durante a empreitada.

Os sedimentos foram depois enviados para o areal através de um tubo, com cerca 600 metros de comprimento, e posteriormente espalhados através de um outro emissário.

A maior alimentação artificial do Algarve não pôde ser efetuada durante o inverno, porque as condições do mar não permitiriam a operação das embarcações de dragagem em segurança antes de 15 de abril, explicou a ARH.

A empreitada esteve a cargo de uma empresa dinamarquesa, e foi lançada e monitorizada pela ARH do Algarve.

JA/AL

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.