Testes de resistência ao BES e Santander Totta divulgados hoje

O Banco de Portugal vai divulgar hoje, após o fecho do mercado, os resultados dos testes de resistência ao Banco Espírito Santo e ao Santander Totta, depois de já ser conhecido que os grupos que os controlam passaram nos exames.

A 23 de julho, o Comité de Supervisores Bancários Europeu (CEBS, na sigla em inglês) divulgou que sete bancos chumbaram nos testes de resistência feitos a 91 instituições financeiras da zona euro.

Tanto a ‘holding’ que controla o BES – a Espírito Santos Financial Group (ESFG) – como o espanhol Santander passaram nos testes em que, aliás, nenhum banco português chumbou.

No entanto, o Santander Totta (detido pelo Santander) e o BES pediram ao Banco de Portugal que fossem avaliados em separado, sendo estes resultados conhecidos hoje.

Em Portugal não houve chumbos, tendo sido o BPI o banco que ficou melhor classificado seguido do BCP, Caixa Geral de Depósitos e Espírito Santos Financial Group (ESFG).

Na altura, o presidente do BES, Ricardo Salgado, afirmou que os resultados do BES seriam melhor do que os da ‘holding’ que o controla.

“A ESFG, além do BES, também tem participações nos seguros e na saúde, que consomem recursos, pelo que é natural que os rácios de capital da ‘holding’ sejam mais baixos do que os do banco”, disse.

O objetivo dos testes de resistência é analisar a capacidade dos bancos em suportar condições adversas e riscos nos mercados financeiros.

AL/JA

Advertisements

Adiconar comentário

Carregue aqui para comentar
Tamanho da Fonte
Contraste