Tetraplégico derruba “barreira” de 1200 km entre Viana e Faro

ouvir notícia

A partida foi em Viana do Castelo, no dia 23 de maio, e o percurso incluiu passagem pelo Porto, Aveiro, Viseu, Serra da Estrela, Lousã, Fátima, Lisboa, Sesimbra e Aljezur. A chegada a Faro aconteceu no passado domingo

Jorge Pereira, 43 anos, tetraplégico, completou no passado domingo, em Faro, uma Volta a Portugal numa bicicleta adaptada, sob o lema “Portugal sem Barreiras”.

Jorge é presidente da associação Mobilitas, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a integração das pessoas com mobilidade reduzida. Ao todo, o atleta percorreu um total de 1.200 quilómetros em vinte dias, ligando Viana do Castelo à capital algarvia.

O desafio “Portugal sem Barreiras” consistiu na travessia de Portugal em bicicleta adaptada. A viagem foi realizada apenas por Jorge Pereira, como forma de “sensibilizar para a autonomia e força de vontade, capazes de superar barreiras físicas e mentais”.

- Publicidade -

A partida foi em Viana do Castelo, no dia 23 de maio, e o percurso inclui passagem pelo Porto, Aveiro, Viseu, Serra da Estrela, Lousã, Fátima, Lisboa e Sesimbra. A chegada a Faro aconteceu no passado dia 14 de junho.

Jorge ficou tetraplégico há dois anos, num acidente no mar, enquanto praticava surf. Era professor de educação física em Viana do Castelo quando teve o acidente.

Após o grave acidente que sofreu, e após meses de recuperação, o atleta tem vindo a promover várias iniciativas “para influenciar positivamente e contagiar a comunidade” e para ajudar a ultrapassar “as barreiras físicas, psicológicas e emocionais” que uma pessoa com mobilidade reduzida enfrenta.

Jorge Pereira explicou ainda que esta iniciativa é uma campanha de solidariedade que tem por objetivo a angariação de verbas para comparticipar tratamentos, adquirir equipamentos e ainda melhorar as condições de vida das pessoas que estão associadas à associação Mobilitas.

O atleta salientou que esta viagem serviu para angariar verbas para ajudar a jovem Catarina Santos, de Sesimbra, que ficou tetraplégica depois de sofrer um acidente enquanto praticava trampolim.

NC/JA

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.