Tomás Apolónia no top-8 do Campeonato de Espanha de Karting

ouvir notícia

.

O piloto algarvio Tomás Apolónia garantiu um lugar entre os 10 primeiros classificados entre os 35 participantes no Campeonato de Espanha de Karting da categoria Cadete, após a quarta e última jornada dupla, disputada, este fim de semana, na pista de Alcañiz, no Complexo Motorland d Aragón, à qual não faltou Shaikh Abdulla – árabe que preside a CIK-FIA, entidade que regula o Karting internacional –, presença que comprovou que o campeonato do país vizinho é um dos mais competitivos do mundo.

Contudo, o piloto do Algarve podia ter regressado a Portugal com um lugar no pódio, não fosse um toque que sofreu na Final 2 quando rodava na quarta posição, junto ao grupo que discutia a vitória.

Tomás Apolónia – único representante português a disputar a categoria Cadete – cumpriu o objetivo que a sua equipa Max Power Kart Team lhe tinha proposto no início da época para o Campeonato de Espanha de Karting 2013 que passava por garantir um lugar entre os 10 primeiros classificados, tendo o piloto do Algarve conseguido concluir a competição no 8º lugar entre 35 participantes, após quatro jornadas duplas (8 Finais), disputadas nos circuitos de Campillos (Málaga), de Zuera (Saragoça), de Recas (Madrid) e de Alcañiz (Aragón).

- Publicidade -

A missão era sobretudo evoluir num campeonato muito competitivo para preparar a época 2014, onde estará presente nas principais competições, mas logo após a primeira prova Tomás Apolónia rodou sempre nos lugares da frente, estando sempre perto de alcançar um lugar no pódio, ombreando com o piloto que se sagrou campeão, o espanhol David Vidales.

Este fim de semana o cenário voltou a repetir-se, embora a sessão de treinos cronometrados e as mangas de qualificação não lhe tenham corrido bem. Mas na Final 1, o piloto português, apesar de largar da 13ª posição, conseguiu recuperar vários lugares e terminar na 6ª posição.

Um resultado muito positivo, deixando antever que na Final 2 podia conquistar um lugar no pódio. Após a largada da Final 2, Tomás Apolónia assumiu a quarta posição, colocando-se no grupo dos pilotos que discutiam a vitória, mas a quatro voltas do final, sofreu um toque na traseira do seu kart que o obrigou a sair de pista. O piloto do Max Power Kart Team ainda regressou ao
traçado, mas só conseguiu recuperar até à oitava posição.

“Estou satisfeito por ter sido 8º classificado num campeonato em que participaram 35 pilotos e por estar a lutar pelos lugares da frente. Só estou um pouco triste por não conseguir um pódio. Nesta prova se não tivesse levado um toque quando estava no quarto lugar, julgo que conseguia terminar na terceira posição e conquistar um lugar no pódio”, comentou o piloto português, que corre com um kart equipado com chassis Komic e motor Parilla, sendo este preparado pela STR.

O próximo compromisso de Tomás Apolónia está agendado já para o próximo fim de semana, para o Kartódromo Internacional Braga, onde irá disputar a Taça de Portugal.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.