Torneio Algarve Sevens coloca VRSA no mapa do râguebi mundial

ouvir notícia

.

Já começou a contagem decrescente para o início do Algarve Sevens, competição internacional de râguebi que se realiza nos dias 2 e 3 de junho no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

A organização já confirmou a presença de várias estrelas nacionais e internacionais da modalidade, entre as quais Todd Clever, Fraizer Climo, Nyle Godsmark, Pedro Leal e Gonçalo Foro.

O jogo inaugural da competição principal será disputado entre os New Zealand Metro e a Seleção da Catalunha, às 13h30 de sábado (dia 2 de junho). Este grupo A conta ainda com Hong Kong e a equipa Navigators.

- Publicidade -

No Grupo B estão as seleções da Rússia e da Alemanha e as equipas Samurai International e Universidade de Edimburgo. O Grupo C é constituído pela Seleção Nacional (Portugal) e pelas equipas Worcester Warriors, Susies 7s (equipa de convites internacional) e Universidade de Durham.

Pedro Leal é o embaixador da competição. Com 33 anos, é um dos melhores e mais experientes jogadores de râguebi portugueses de sempre. É um dos “Lobos” do mundial de 2007 e um dos capitães das Seleções de VII e XV.

Gonçalo Foro, aos 36 anos, é também uma referência do râguebi português. Joga no CDUL Rugby e representa a Seleção Nacional, contando com 59 internacionalizações. Foi eleito, em 2014, o jogador do ano pela Federação Portuguesa de Rugby.

A competição não se limita a equipas de elite e às estrelas da modalidade e conta também com as competições masculino aberto, feminino aberto e veteranos. No total, o sotavento algarvio recebe mais de 1000 jogadores e treinadores envolvidos diretamente no torneio.

Fora de campo, o Algarve 7’s conta com um programa de ‘side events’ animado com diversas festas: no dia 1 de junho a Algarve 7’s Welcome Beach Party) e no dia 2 a Algarve 7’s Saturday Night Party).

Gonçalo Uva, uma das maiores referências do Rugby Português, comentou a competição que se aproxima: “O Algarve Sevens é uma grande oportunidade para mostrar o râguebi, o râguebi português e as condições fantásticas que Portugal tem para receber este tipo eventos. Durante dois dias, Portugal vai estar no mapa do râguebi mundial. É preciso capitalizar esta oportunidade e aproveitar para confirmar que o râguebi pode ser um desporto de referência em Portugal”.

A poucos dias do arranque do evento, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, assegura: “Temos condições de excelência, zonas verdes, infraestruturas variadas e de qualidade para a prática do desporto, e o râguebi tem naturalmente de estar presente. Penso que estão reunidas todas as condições para que este evento seja um grande êxito”.

Já o diretor da Sports Ventures (empresa responsável pela organização deste evento), José Diogo Trigo de Moraes, traça os desafios para o futuro: “O nosso objetivo, com a organização do Algarve Sevens, é criar um torneio que tenha continuidade e que perdure no tempo. Queremos que este evento seja uma festa do desporto, do râguebi, um sucesso desportivo e que se transforme também num produto turístico”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.