Torneio do Guadiana muda-se para o Estádio Algarve

ouvir notícia

João Peres e Cardozo na edição de 2010. Até agora, o Benfica é a única equipa confirmada para a edição deste ano

Depois de nove edições em Vila Real de Santo António, a prova vai ter novo palco. Benfica já está confirmado. Sporting e uma equipa inglesa deverão ser os outros dois participantes

A 11.ª edição do Torneio do Guadiana, que se realiza no próximo verão, vai ser disputada no Estádio Algarve, que substitui o Estádio Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA), palco da prova em nove das 10 edições já realizadas.

A crise, os consequentes cortes orçamentais levados a cabo pela câmara municipal de VRSA, que deixou de apoiar a prova financeiramente a favor de outras prioridades, levaram a organização a mudar-se de armas e bagagens para o novo palco. “Além das dificuldades orçamentais da câmara, o Estádio Municipal de VRSA também já não tem muitas condições”, explicou João Peres, organizador do torneio, sublinhando que “depois do nível que o torneio atingiu, continuar ali seria estagnar e decidimos que o melhor solução é mesmo o Estádio Algarve”.

- Publicidade -

Recorde-se que, em 10 anos de história, a prova só não se disputou na cidade pombalina em 2005, ano em que o Estádio Municipal de VRSA foi alvo de obras de remodelação. Nesse ano, o torneio teve uma meia final em Ayamonte, outra em Portimão e a final no Estádio Algarve. Esta edição e a de 2009 foram as únicas em que o torneio teve um formato quadrangular.

A edição deste ano voltará a ser disputada por três equipas, mas até agora só está confirmada a presença do Benfica (tem contrato por três anos). João Peres revelou ao Jornal do Algarve que a intenção é trazer também o Sporting e uma equipa inglesa, mas “está tudo dependente das classificações nos respetivos campeonatos e do facto de terem ou não que efetuar pré-eliminatórias nas competições europeias”, explicou.

Em relação às datas, há neste momento duas hipóteses em cima da mesa: terceiro fim de semana de julho (dias 15, 16 e 17) ou primeiro fim de semana de agosto (dias 5, 6 e 7). “Estamos mais inclinados para agosto, porque em julho a maioria das melhores equipas europeias estão em digressão nos Estados Unidos, mas, como referi, está tudo dependente do calendário da pré-época e das tais pré-eliminatórias das provas da UEFA”, frisou João Peres.

Benfica e Leeds em Albufeira
O Torneio de Albufeira, também organizado por João Peres, será disputado este ano entre o Benfica e os ingleses do Leeds. O jogo também ainda não tem data confirmada, mas a organização garante que, tal como tem acontecido nos últimos anos, será na semana anterior à realização do Torneio do Guadiana.
Domingos Viegas

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.