Trader condenado a pagar 4,9 mil milhões ao seu banco

ouvir notícia

.

Jovem trader francês foi condenado por um tribunal de Paris por ter feito perder 4,9 mil milhões ao banco Société Générale.

Jérôme Kerviel defendeu-se com unhas e dentes, disse em tribunal – em primeira instância e, agora, também em segunda instância – que nunca ninguém o alertou para os riscos e que o controlo dos seus chefes no banco nunca funcionou, mas as suas razões não foram ouvidas pelos juízes.

Hoje, com 35 anos de idade, o antigo trader (negociador de instrumentos financeiros) do banco francês Société Générale foi condenado a uma pena nunca vista em França: pagamento de 4,9 mil milhões de euros em indemnizações e cinco anos de prisão, três deles efetivos.

- Publicidade -

“Eram essas as orientações”

O tribunal francês deu razão à Société Générale e confirmou a sentença da primeira instância, em 2010.

O banco francês diz que Kerviel (antigo quadro do banco, até 2008) lhe fez perder os 4,9 mil milhões que reclama. O réu foi condenado também por abuso de confiança, falsificações e introdução fraudulenta de dados no sistema informático do banco.

Jérôme Kerviel reconheceu ter jogado com os mercados de risco, num valor estimado em várias dezenas de milhares de milhões euros, mas justificou-se dizendo que “eram essas as orientações” que tinha recebido dos seus chefes – jogar com os mercados e fazer o banco ganhar muito dinheiro.

No entanto, o tribunal deu razão ao banco, que também acusou Kerviel de ter efetuado operações fictícias e de mentir para encobrir os buracos nas contas.

“Quem pode pagar 4,9 mil milhões?”

Jérôme Kerviel está arruinado. Nunca retirou lucros ou benefícios extraordinários como trader da Société Générale e não trabalha há vários anos. “É evidente que ele não pode pagar o que lhe pedem. Aliás, quem pode pagar 4,9 mil milhões de euros de indemnizações?”, comenta um especialista em assuntos de Justiça na televisão francesa.

A defesa de Jérôme Kerviel disse em tribunal que o trader fez ganhar ao banco “biliões” durante os anos em que esteve ao seu serviço e anunciou que ainda poderá recorrer da sentença pronunciada esta tarde.
Palavras-chave Société Générale, banco, paris, Jérôme Kerviel, indemnizações, trader

Daniel Ribeiro (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.