Transportes públicos não servem a população algarvia

ouvir notícia

A falta de ligações e o preço das tarifas dos transportes públicos afetam a vida de milhares de algarvios e turistas

A insatisfação com os transportes públicos algarvios cresce a cada dia que passa, numa região onde não nem os habitantes nem os turistas podem prescindir do carro e têm de recorrer muitas vezes aos táxis. Por isso, a delegação regional da associação de defesa do consumidor DECO acaba de lançar uma campanha, onde desafia os algarvios a fazerem “greve ao carro” por um dia, utilizem o autocarro e o comboio, e depois contem a sua experiência. A ideia é apresentar as reclamações às empresas de transportes e autarquias para que melhorem a rede de transportes públicos na região, que anda por estes dias pelas ‘ruas da amargura’

Na última década, os transportes públicos perderam cerca de 25% de utilizadores no Algarve, uma região onde a larga maioria das pessoas desloca-se em viatura própria. Segundo o último Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve, encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), seis em cada dez algarvios desloca-se regularmente em viatura própria “por falta de um sistema integrado de transportes públicos”.

Para perceber as causas deste declínio, a DECO Algarve acaba de lançar a campanha “Estes Transportes não nos servem”, onde apela à população e aos turistas para que denunciem as dificuldades que sentem ao viajar na região de autocarro e comboio…

- Publicidade -

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 6 DE JULHO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

  1. É no mínimo estranho, em minha opinião que, uma região cuja principal indústria é o turismo, não exista um comboio ao fim do dia , como já houve durante muitos anos, pelo menos no Verão.

    O último comboio de Faro para V.Real de Stº António é às 21h51m e para Lagos ainda mais cedo, às 20h 18m.

    O último autocarro é às 17: 25 de Faro para Lagos e o inverso às 17:15 e para V.Real de Stº António o último parte de Faro às 19:30 e o inverso às 20:10.

    Ou seja, um turista que esteja numa dessas cidades ou entre elas não poderá jantar em nenhuma ou apreciar a noite numa delas.

    Nem que fizessem carreiras tardias mais caras depois das 22h. Ou pelo menos que experimentassem para ver no que dava. Se apenas pagasse o serviço já seria justificado.

    Alojo estrangeiros em Olhão e muitos vão a Sagres e Lagos, Albufeira e Tavira mas têm de regressar muito cedo. Por exemplo, quem for a Tavira tem de regressar às 21:10.

    Ir jantar a qualquer lado entre Lagos e V.Real de Stº António é impossível utilizando transportes públicos

    Mas se acham que numa região turística não faz sentido essa possibilidade pois serei eu que sou um perfeito imbecil que “eles é que têm os livros ”

    20h18
    20h18

    • Já para não falar da supressão de autocarros e comboios ao fim de semana. Ou dos 3.95 euros de autocarro entre Faro e Olhão. Ir de autocarro para a praia de faro é mais caro que ir de barco. Os horários são autênticas pérolas de coisinha nenhuma e não facilitam a mobilidade nem a carteira. De carro sai mais barato, por mais estranho que possa parecer.

    • Sou de Lisboa adquiri casa em Lagos e resolvi num dia ir a Silves (comboio) com a minha mulher e filho 9 anos. Em Silves da estação comboio ao centro são uns 2 kms. Taxis (estão muitas das vezes no litoral) na estação nem sinal deles camionetas não vimos sequer paragem. Fizemos a pe com 30 e tal graus pelas 14h. À vinda tivemos de vir mais cedo como ja foi referido nem jantamos na bela cidade de Silves. Por sorte apanhamos um taxi 5€ para regressar a Lagos. Sendo português fico aborrecido por mim pela minha família pelo incomodo causado pela triste ideia de fazer este passeio mas pensem os turistas que nem sequer compreendem a nossa lingua como se vão desenrascar ??.
      Perde-se uma oportunidade por cada visita de mostrar um turismo de qualidade, de mostrar uma cidade tão bonita. Dá ideia que para a camara talvez seja melhor assim.
      António Cruz
      Façam este passeio e depois confirmem obg…

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.