Transportes públicos: Utentes aumentam 25% no Algarve

ouvir notícia

O número de passes sociais vendidos nos transportes públicos do Algarve registou um aumentou 25% de abril para junho, superando as expectativas criadas com a entrada em vigor dos novos tarifários, que passaram a ter um valor máximo de 40€, uma medida introduzida pela AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve.
Em junho foram vendidos perto de 5.700 passes, um aumento de cerca de 1.200 títulos em relação a abril, registando-se uma subida da procura quer no transporte rodoviário quer no ferroviário.
A redução de preços começou a ser aplicada a 1 de maio, com a execução do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos, e neste momento os passes têm um valor entre os 14 e os 40 euros, sendo que na ferrovia há casos em que a redução foi de cerca de 80%. Está já prevista uma terceira fase, a arrancar em setembro, com a redução adicional de 20% nos passes escolares, que já eram subsidiados pelos municípios em taxas médias de 50% e vão passar a beneficiar de mais esta redução de 20%.
Estes novos preços foram obtidos através de verbas do Fundo Ambiental e das autarquias. A AMAL contribui com cerca de 1 milhão de euros por parte do Fundo Ambiental, o que representa cerca de 97,5% do montante global, sendo os restantes 2,5% assegurados pelos municípios.
Esta é mais uma medida da Comunidade Intermunicipal do Algarve para aumentar a procura dos transportes públicos e um passo para a descarbonização do sul do país.
A implementação deste plano é possível com o empenho das entidades envolvidas, com destaque para as autarquias e operadores de transportes, que garantem o sucesso da medida, reduzindo os encargos com as deslocações e dando um passo importante em termos ambientais, reduzindo os automóveis na via pública e os níveis de poluição atmosférica.
Outra das apostas da AMAL passa pela introdução de um passe intermodal, tendo já sido aprovada a elaboração do estudo para se decidir o modelo a aplicar e assim ser dado mais um passo para melhorar a qualidade de vida e mobilidade na região algarvia.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.