Três municípios algarvios entre os mais atrativos do país

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Faro, Albufeira e Portimão destacaram-se, mais um ano, na classificação regional do ranking “Bloom Consulting Portugal City Brand”, documento que avalia a performance e a atratividade dos 308 municípios portugueses nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).

Faro continua a liderar o ranking regional algarvio, com notáveis prestações nas categorias Negócios e Viver. A grande força do Algarve continua a residir no Turismo, com Albufeira, tal como no ano de 2015, a classificar-se na primeira posição regional, apesar de se baixar para quarta em todo o País, atrás do Porto e do Funchal.

Faro continua a abrir este pódio algarvio e, apesar de apenas se posicionar na quarta posição no que refere à categoria Visitar, beneficia das restantes categorias nas quais se encontra continuamente na primeira posição com alguma margem, destacando-se e conseguindo manter-se no topo da região do Algarve.

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Do ano passado para este, não se verificaram alterações na Região do Algarve no que concerne aos três primeiros classificados. Faro está em primeiro lugar, seguido de Albufeira e Portimão. No restante Top 5 encontramos Tavira que sobe para o 4º lugar e Lagos em 5º.

Particularmente a nível do Turismo, o Algarve continua a apresentar admiráveis resultados, apresentando três municípios no Top 10 Nacional.

Tavira ultrapassa nesta edição Lagos e Loulé, resultado do excelente desempenho a nível da categoria Visitar, já Loulé destaca-se na categoria Viver.

O ex-libris da região Algarvia continua a ser, claramente, o Turismo. Apesar disso as suas principais cidades desceram algumas posições a nível nacional.

É importante sublinhar que a nível do Digital Demand – D2 (procuras online mundiais por temas dos municípios) a região teve um excelente desempenho, cerca de 13% de todas as procuras realizadas, em particular relativamente à variação relativamente ao ano anterior para a categoria de Negócios, onde o Algarve apresenta apenas três municípios no dez que mais cresceram nesta variável.

Subidas de destaque

As primeiras três posições estão inalteradas, em relação ao ano passado. É de destacar que Tavira sobe dois lugares, ultrapassando Lagos e Loulé, ascendendo assim à quarta posição do ranking regional. Aljezur e Castro Marim sobem apenas uma posição e passando a ocupar as 10.ª e 13.ª posições, respetivamente, a nível regional.

Descidas de destaque

Sem grandes transformações a nível das posições algarvias, apenas se denota a descida de uma posição. Lagos e Loulé perderam a sua posição para Tavira, encontrando-se agora enos 5.º e 6.º lugares, respetivamente. Lagoa perdeu uma posição ficando de fora do Top 10 regional.

“A marca é um dos principais ativos de que cada município dispõe. Como tal, deve ser estudada para depois ser gerida e potenciada. Através destas três variáveis, conseguimos aferir, de forma tangível, esse potencial”, explica Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Portugal.

“Acreditamos que, com esta análise, temos a capacidade para ajudar os municípios, não só no que toca à definição de prioridades, mas também na perceção da imagem que estes têm no resto do País e internacionalmente”, completa.

Ranking geral regional (Negócios + Visitar + Viver):
1.º – Faro (13.º a nível nacional)
2.º – Albufeira (18.º)
3.º – Portimão (20.º)
4.º – Tavira (31.º)
5.º – Lagos (34.º)
6.º – Loulé (36.º)
7.º – Silves (56.º)
8.º – Olhão (67.º)
9.º – Vila Real Sto. António (77.º)
10.º – Aljezur (105.º)
11.º – Lagoa (119.º)
12.º – Vila do Bispo (147.º)
13.º – Castro Marim (151.º)
14.º – Monchique (155.º)
15.º – S- Brás de Alportel (191.º)
16.º – Alcoutim (236.º)

Top-10 nacional:
1.º – Lisboa
2.º – Porto
3.º – Braga
4.º – Cascais
5.º – Coimbra
6.º – Sintra
7.º – Oeiras
8.º – Funchal
9.º – Guimarães
10.º – Aveiro

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