Treze cadávares a bordo de um barco com centenas de migrantes

ouvir notícia

A embarcação em que seguiam naufragou esta semana perto de Aceh, na Indonésia. Os sobreviventes, cerca de 700, encontram-se a receber tratamento

Não param de chegar mais migrantes à costa italiana. Esta segunda-feira foram resgatadas mais cerca de 1800 pessoas e encontrados 13 corpos no âmbito de cinco operações efetuadas no mar Mediterrâneo.

“Coordenámos cinco intervenções distintas, dentro do quadro da operação europeia Triton, e recuperámos no total 1810 migrantes, além de termos contabilizado 13 cadávares”, declarou um porta-voz da Guarda costeira italiana, citado pela AFP.

O corpos foram encontrados a bordo de uma das embarcações – onde seguiam 522 passageiros -, que foi intercetada por um navio militar irlandês entre o mar italiano, na Sicília, e o mar da África do Norte, na costa líbia, numa operação que contou com a coordenação do Centro nacional de Socorro da Guarda Costeira italiana. Um barco dos Médicos Sem Fronteiras e uma patrulha da Marinha sueca ajudaram na operação de resgate, segundo o jornal “Corriere della Sera”.

- Publicidade -

São ainda desconhecidas as causas das mortes, mas já foi aberto um inquérito pelas autoridades.

Os migrantes recuperados – entre homens, mulheres e crianças – estão ser transportados para vários portos italianos.

Desde o início do ano até 10 de julho, mais de 150 mil migrantes chegaram à Europa por via marítima, através da Itália ou da Grécia, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM). Desse total e segundo a mesma fonte, durante a travessia do Mediterrâneo cerca de 19 mil pessoas ter-se-ão afogado.

A missão europeia Triton foi lançada em outubro passado, em substituição da operação italiana Mare Nostrum, na sequência de vários acidentes com barcos de migrantes no Mediterrâneo.

RE

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.