Tribunal de Contas deteta irregularidades na ADSE

ouvir notícia

.

O Tribunal de Contas (TdC) defende que o aumento dos descontos para a ADSE é excessivo, além de que não tem suporte técnico em estudos. Segundo os juizes, bastaria uma contribuição de 2,1% para que os custos com os cuidados de saúde prestados fossem integralmente financiados pelos beneficiários. Em vez dos 3,5% agora exigidos.

Segundo o jornal “Público” desta sexta-feira, que coloca a notícia em manchete, um funcionário público com um salário de mil euros desconta agora 35 euros todos os meses para poder beneficiar da ADSE, mais 12,5 euros do que aquilo que o TdC considera necessário.

Também o “Correio da Manhã” dá destaque ao assunto, escrevendo que os descontos para a ADSE estão a financiar o Orçamento de Estado a uma taxa de juro zero.

- Publicidade -

O jornal revela ainda que o TdC sublinha a existência de excedentes de 230 milhões de euros naquele subsistema entre 2014 e 2015, que estão a ser utilizados para outras finalidades que não a assistência à saúde dos funcionários públicos.

Os alertas e recomendações do TdC foram feitos depois de uma auditoria ao Sistema de Assitência na Doença aos Servidores Civis do Estado (ADSE).

RE

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.