Troika prevê recessão de 2% este ano e em 2012

ouvir notícia

Portugal não vai ferir o compromisso de baixar o défice para 3% em 2013, mas vai fazê-lo de forma mais suave do que o previsto no PEC 4. Ainda assim, o país não escapa a uma forte recessão este ano, de 2%, um valor que se repetirá em 2012, segundo as previsões que constam no acordo assinado entre a troika e o Governo.

A economia só deverá começar «a recuperar a partir de 2013», lê-se no memorando de entendimento a que a Lusa teve acesso.

Os novos compromissos de Portugal no que toca à redução do défice são agora de 5,9% este ano, quando antes a meta era de 4,6%; 4,5% em 2012 (contra os 3% anteriormente previstos) e, finalmente, os 3% em 2013, sendo que o Governo calculava superar a meta definida por Bruxelas e chegar aos 2%.

- Publicidade -

Estas metas «irão estabilizar a dívida pública por volta de 2013». Segundo o memorando, tal «reflecte um apropriado equilíbrio entre o que as acções necessárias para restaurar a confiança dos mercados e assegurar que este ajustamento não prejudique excessivamente o desenvolvimento da economia e do emprego».

Na terça-feira, o primeiro-ministro José Sócrates comunicou ao país que o Governo conseguiu um «bom acordo» com a troika. Fonte oficial disse à Lusa que o empréstimo será de 78 mil milhões de euros durante três anos, incluindo a recapitalização da banca, caso seja necessária.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.