Trump lidera sondagens para nomeação republicana. “Eu podia disparar sobre alguém e não perdia votantes”

ouvir notícia

.

Donald Trump está confiante e parece ter razões para isso. A uma semana do caucus do Iowa, evento em que os militantes daquele estado-chave demonstrarão apoio a um dos candidatos republicanos à eleição presidencial nos Estados Unidos, as sondagens mostram que o multimilionário já leva um avanço considerável em relação ao principal rival na corrida à nomeação do Partido Republicano, o senador Ted Cruz.

De acordo com a sondagem feita pela Fox News e divulgada este domingo pela imprensa norte-americana, Trump reúne a preferência de 34% no Iowa, o que significa que subiu 11% desde o último estudo de opinião, feito há duas semanas. Ted Cruz segue na segunda posição com 23% das preferências dos votantes – uma queda de 4% em relação ao mesmo estudo.

No estado de New Hampshire, Trump convence o dobro dos votantes: o candidato tem 31% das preferências, contra os 14% de Ted Cruz e 13% de Marco Rubio, que ocupa a terceira posição.

- Publicidade -

Trump mostra-se confiante e este fim de semana, falando num comício no Iowa, fez mais uma das suas habituais declarações polémicas. Falando da “lealdade” que caracteriza os seus apoiantes, Trump garantiu: “Eu podia disparar sobre alguém no meio da 5ª Avenida, em Nova Iorque, e não perderia nenhum votante”.

Comparando os seus apoiantes aos de Rubio e Cruz, que descreve como “fracos”, Trump prosseguiu: “As pessoas que votam em mim são tão inteligentes. São as mais leais”.

O seu principal rival, o senador Ted Cruz, reagiu rapidamente às palavras do pré-candidato: “Vou deixar Trump falar por si. Pela minha parte, posso assegurar que não tenho intenções de matar ninguém durante esta campanha”.

Trump lidera a nível nacional

As declarações de Trump surgiram logo após o maior jornal do Iowa, “The De Moines Register”, ter decidido apoiar Hillary Clinton para a nomeação do Partido Democrata, e Marco Rubio para a nomeação republicana.

A nível nacional, a última sondagem da Reuters-Ipsos indica que Trump lidera as intenções de voto dos eleitores republicanos, com 40,6% das preferências dos votantes.

(Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.