Tsipras não pretende ajuda financeira da Rússia “por agora”

ouvir notícia

O novo primeiro-ministro grego afirmou que o seu país e Chipre “podem tornar-se uma ponte de paz e cooperação entre a União Europeia e a Rússia”, no decorrer da visita que efetuou segunda-feira a Nicósia, de acordo com o jornal grego Ekathimerini.

Mas Alexis Tsipras, que está esta terça-feira em Itália antes de seguir para Bruxelas, também negou que estar interessado em ajuda financeira da Rússia “por agora”, segundo afirmou.

“Estamos envolvidos em negociações substanciais com os nossos parceiros na Europa e com aqueles que nos emprestaram dinheiro. Temos obrigações para com eles”, afirmou Tsipras, explicando que, “por agora, isso [a ajuda da Rússia] não estava em consideração”.

- Publicidade -

Na semana passada, Moscovo sugeriu que consideraria oferecer ajuda financeira a Atenas, se esta o pedisse. A declaração, feita pelo ministro das Finanças russo à televisão CNBC, surgiu na sequência das reservas colocadas pela Grécia às sanções europeias contra a Rússia.

A importância da Rússia

Um especialista em assuntos europeus citado pelo site EUobserver rejeitou no entanto a ideia de um “resgate russo”, embora assinalasse que alguns bancos gregos, como o Eurobank (o terceiro maior emprestador), acolhem muito dinheiro privado russo e que eventualmente os investidores deste país poderiam pensar em injetar fundos para manter os bancos a funcionar, no pior dos cenários.

“Eles estão prontos a pagar o preço para não perderem o dinheiro. Portanto, se os bancos gregos necessitarem de liquidez extra nos próximos meses, poderiam dar alguma ajuda”, afirmou Michel Koutouzis.

Entretanto, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros grego afirmou à agência grega Atenas que a “Grécia está interessada na estabilização e na paz na Ucrânia, assim como em evitar uma divisão nas relações entre a União e a Rússia”.

A Grécia tem uma grande comunidade grega na cidade de Mariupol, no leste (zona de Donetsk) da Ucrânia, junto ao mar de Azov. Por outro lado, os armadores gregos dependem em grande parte da significativa influência russa no comércio no mar Negro.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.