Tubarões avistados ao largo de Sagres

ouvir notícia

Vários exemplares de tubarões martelo têm sido avistados ao largo de Sagres, no Algarve, mas as autoridades dizem não haver motivo para alarme, uma vez que não há registo de ataques a humanos por parte desta espécie.

Os tubarões têm sido avistados em grupo a cerca de duas milhas da costa (aproximadamente quatro quilómetros) e aparentam ter entre 1,5 a 2 metros de comprimento, disse à Lusa o comandante do porto de Portimão e Lagos.

Elementos da Autoridade Marítima e biólogos da Universidade do Algarve navegaram hoje à tarde ao largo de Sagres e confirmaram tratar-se de tubarões martelo, depois de vários relatos de pescadores e de skippers de embarcações turísticas.

- Publicidade -

Segundo Cruz Martins, não existe “motivo para alarme”, embora os banhistas devam tomar as precauções normais para evitar a proximidade com aqueles animais.

O aparecimento desta espécie – aparentemente inofensiva e que se alimenta de peixe e cefalópodes – naquela zona é normal, disse o mesmo responsável, sublinhando que o anormal é serem tantos e andarem tão perto da costa.

Uma das possíveis causas para o fenómeno são as elevadas temperaturas que a água do mar tem atingido este verão no Algarve, rondando os 25 graus.

Estes tubarões podem chegar a atingir os seis metros, sendo que o comprimento médio das crias quando nascem é quase de um metro.

Os tubarões martelo deslocam-se normalmente em cardume, havendo relatos de pessoas que avistaram grupos com cerca de dez exemplares. Estes animais são supostamente mais ativos ao início da manhã e ao final da tarde.

JA/AL

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.