Túmulo megalítico de Santa Rita candidato a monumento nacional

ouvir notícia

A abertura do procedimento de classificação do túmulo megalítico de Santa Rita é o “primeiro passo” para reconhecer um local com 4500 anos de história, segundo a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Nogueira.

Publicada em Diário da República, a abertura deste procedimento tem como objetivo classificar como monumento nacional o túmulo megalítico de Santa Rita, na freguesia de Vila Nova de Cacela, e representa também um “importante” desenvolvimento para a preservação deste monumento arqueológico, disse à agência Lusa a diretora regional.

“Esta abertura é um passo importante, porque é um primeiro passo para a preservação desse património, que ainda está de pé e que nos poderá dar uma visão de como era uma necrópole de há 4000 anos, que teve utilização ao longo de milénios e é um sítio muto importante no sul de Portugal”, afirmou.

- Publicidade -

Adriana Nogueira contou que a “primeira intenção” de classificar este património, remonta a 2017, mas foi recuperada passados dois anos, depois de ter tomado posse como diretora regional de Cultura, em dezembro de 2018, estando estabelecida, desde então, uma área de proteção de 50 metros em redor do local.

Com a publicação da abertura deste procedimento de classificação, abre-se um prazo de “cerca de um mês” para os interessados poderem apresentar reclamações e, “se ninguém reclamar, volta para a direção regional” algarvia para ser feita a instrução do processo de classificação, explicou.

 Após a instrução, o processo segue para a secção de Património Arqueológico e Arquitetónico, que analisará e dará parecer sobre os méritos da sua classificação.

“Nós esperamos que sim, esse é o nosso pedido, que seja classificado como monumento nacional. Depois é publicada em Diário da República, a seguir vai para a secretária de Estado assinar e volta a ser publicado, desta vez já classificado definitivamente monumento nacional”, culminou.

Adriana Nogueira adiantou que estes processos têm tempos médios para aprovação variáveis, mas deu o exemplo da candidatura da ponte de Silves, cujo pedido de classificação foi feito janeiro de 2019 e “um ano depois já está classificado”, embora sublinhando que algumas candidaturas “demoram mais”.

Questionada sobre a importância da abertura deste procedimento de classificação para o próprio túmulo megalítico de Santa Rita, Adriana Nogueira respondeu que representa “acima de tudo um reconhecimento público da importância daquele local”, onde “houve uma ocupação suficientemente importante para haver uma necrópole daquela dimensão”, que “enquadra nas restantes épocas e dá conhecimento da história” desse território.

O túmulo de Santa Rita é “uma das construções megalíticas mais importantes do Algarve” e “remonta ao ano 2500 antes de Cristo”, tendo no local sido “encontradas várias ossadas e alguns objetos que terão sido deixados no local como oferendas”, segundo uma descrição no website da Câmara de Vila Real de Santo António.

Está localizado numa zona de “terrenos agrícolas”, a cerca de “200 metros do moinho de Santa Rita” e foi alvo de várias escavações arqueológicas que revelaram “uma câmara funerária de planta regular a que se acedia por um longo corredor”, refere ainda a autarquia.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.