Turismo: Algarve e Andaluzia criam rede de carros elétricos

ouvir notícia

As regiões transfronteiriças de Andaluzia (Espanha) e Algarve (Portugal) estão a trabalhar numa rede de veículos elétricos para as zonas turísticas do litoral dos dois países, segundo investigadores das universidades de Huelva e do Algarve.

Designado como T2UES – Transporte Turístico Urbano Elétrico Sustentável, o projeto pretende “promover a indústria do transporte elétrico movido por fontes de energia renovável” nas regiões de Andaluzia e do Algarve, afirmou José Manuel Andújar, investigador da Universidade de Huelva, em declarações à agência Lusa.

Por outro lado, “propõe-se incentivar a instalação de uma rede de transporte ligeiro, ecológico e intraurbana, para mitigar os problemas de sobrepopulação nos períodos turísticos de verão”, indicou o académico de Huelva, referindo que a ideia é “fortalecer o setor turístico” como atividade económica compatível com o meio ambiente e de vanguarda no transporte sustentável.

- Publicidade -

“Essas duas regiões são, no seu conjunto, destinos turísticos de primeira importância, tendo em 2018 registado mais de 24 milhões de dormidas”, apontou.

Cofinanciado pelo programa de cooperação transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP), o projeto T2UES, além de potenciar o desenvolvimento tecnológico de uma rede de veículos elétricos, aposta em pontos de carregamento inteligentes e ambientalmente sustentáveis, para equipar as áreas turísticas de Andaluzia e do Algarve.

Iniciada em janeiro de 2018, a iniciativa transfronteiriça decorre até ao final de 2021, com um investimento total de cerca de 936 mil euros, dos quais 702 mil euros assegurados por financiamento comunitário do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

De acordo com o investigador da Universidade de Huelva, o projeto T2UES inclui o desenho de protótipos de veículos e estações de recarga, contando com nove parceiros, entre empresas e centros de investigação e desenvolvimento, bem como a colaboração e participação de municípios e entidades interessadas em implementar uma futura rede de veículos elétricos.

Questionado sobre quantos veículos se preveem disponibilizar nas zonas turísticas do litoral andaluz e algarvio, José Manuel Andújar referiu que ainda não está definido, explicando que “o número de veículos vai depender das necessidades específicas de cada zona e os modelos de negócio que se desenvolvam como parte do projeto de exploração”.

Os veículos elétricos do projeto “nada têm a ver com o conceito de automóvel elétrico que fabricam e comercializam, atualmente, as marcas automobilísticas”, adiantou. Trata-se de veículos ligeiros, de muito fácil uso, que não necessitam de autorização de condução e que estão desenhados para realizar distâncias curtas, desde os centros urbanos e hotéis até às praias.

Da parte da Universidade do Algarve, o investigador Jânio Monteiro expôs que o T2UES dá continuidade ao projeto GARVELAND – Plano de ação para a promoção da mobilidade elétrica em áreas de especial interesse turístico e ambiental, em que foi desenvolvida uma estação de carregamento inteligente, “procurando utilizar o máximo de energia que é

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.