Turismo do Algarve alerta para consequências graves da subida do IVA na restauração

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Em comunicado emitido esta tarde, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Algarve considera que o aumento do IVA na restauração não abona a favor da economia e trará consequências gravosas numa área que tem sido apontada como estratégica e diferenciadora em termos turísticos

“A confirmar-se o aumento da taxa intermédia do IVA, o Turismo do Algarve prevê uma substancial quebra dos proveitos na restauração ao nível hoteleiro, podendo alcançar um expressivo decréscimo de dois dígitos, acompanhado da restauração e similares na sua globalidade. Este facto não abona a imagem do destino, nem a sustentabilidade da oferta e da procura”, afirma o presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, António Pina, em comunicado divulgado esta tarde.
António Pina considera que a aplicação dos 23 por cento de IVA vai comprometer o desempenho das empresas e a sua capacidade empregadora e consequentemente a economia regional e nacional.
As afirmações do presidente do Turismo do Algarve veem na sequência das informações obtidas durante um debate promovido pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que se realizou hoje. O debate teve como tema único o aumento da taxa intermédia do IVA de 13 para 23 por cento com efeitos imediatos nos setores da restauração e da hotelaria.
António Pina sublinha as informações desta associação que apontam para que o acionamento da nova taxa venha a originar até 2013 a perda de 1,45 mil milhões de euros de receitas para o Estado e de 1,8 mil milhões de euros para as empresas. Os cálculos da AHRESP preveem o encerramento de mais de 54 mil empresas, maioritariamente pequenas e médias empresas, o que resultará na extinção de postos de trabalho na ordem dos 120 mil a nível nacional.
“Estes números são preocupantes quando temos presente que a restauração e a hotelaria têm um peso muito substancial na economia nacional e regional, sendo que o Algarve será fortemente penalizado uma vez que a oferta turística inclui, inevitavelmente, a restauração onde se tem vindo a investir fortemente ao nível da qualificação das infraestruturas e da formação dos recursos humanos, para que o serviço prestado seja ainda melhor”, analisa o presidente do Turismo do Algarve.
Tendo em conta a crise que está a afetar o Algarve e o setor turístico e este aumento do IVA, António Pina diz prever “graves implicações a nível da procura e da receita, assim como no grau de competitividade que se baseia, também, no indiscutível binómio do preço/qualidade, que obviamente estará posto em causa”.
No comunicado, António Pina, recorda que a região tem procurado aplicar a criatividade e inovação ao serviço do setor turístico e estimular particularmente a área da gastronomia e dos vinhos regionais. Apostas que agora acabam por sentir uma penalização com o aumento do IVA anunciado. “O aumento do IVA na restauração e na hotelaria, e também no vinho, torna quase impossível de obter resultados positivos nos nichos de mercado de Turismo Gastronómico e Enoturismo”, frisa António Pina.

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