Turismo: Oito destinos algarvios entre os mais procurados na “net”

ouvir notícia

.

Sabe o que procuram os turistas na internet antes de fazer as malas? Albufeira, Monte Gordo, Faro, Lagos, Portimão, Vilamoura, Quinta do Lago e Vale do Lobo destacam-se, em Portugal, no top das pesquisas dos estrangeiros. Mas há mais destinos algarvios e algumas curiosidades

.

DOMINGOS VIEGAS

A internet é uma ferramenta cada vez mais indispensável para quem pretende viajar e o acesso à rede global permite, cada vez mais, não só saber para onde viajaram os turistas mas também perceber os seus interesses através das pesquisas que realizam.

Foi precisamente isto que fez o Trivago, considerado o maior motor de busca de hotéis do mundo. Analisou os destinos mais procurados durante o verão de 2015, com base em todas as pesquisas realizadas no seu site entre 21 de março e 23 de setembro, com vista aos períodos de viagem compreendidos entre 21 de junho e 23 de setembro (correspondente à época de verão).

Tal como seria expectável, o “Estudo de Tendências de Verão 2015” indica uma grande afluência de portugueses e estrangeiros para o sul do país. Contudo, o Trivago procurou perceber quais as tendências globais de viagem dos turistas durante este período e há algumas conclusões interessantes.

Os resultados das pesquisas efetuadas em relação a Portugal, divulgadas na última semana, colocam 15 polos turísticos algarvios nos vários top-20 das procuras efetuadas por turistas dos principais mercados emissores. Destas, nove surgem nalgum dos diversos top-10 (Albufeira, Monte Gordo, Portimão, Faro, Lagos, Vilamoura, Quinta do Lago, Vale do Lobo e Alvor).

Portugueses e espanhóis preferem Albufeira e Monte Gordo

Albufeira e Monte Gordo foram os polos algarvios mais procurados naquele site por turistas portugueses, o principal mercado naquela altura do ano, ocupando a terceira e a quarta posições, respetivamente, e atrás de Lisboa (que lidera) e Porto. No top-20 dos destinos mais pesquisados por turistas nacionais surge apenas mais uma localidade da região, Portimão, no 16.º lugar.

Apesar da quantidade de portugueses que rumam ao Algarve durante o verão, estes são os que colocam menos polos algarvios no seu top de pesquisas (apenas três).

- Publicidade -

“Os portugueses procuram destinos tipicamente de verão, como a região do Algarve, Albufeira e Monte Gordo, mas há também uma grande procura pela região do Alentejo, ao contrário do que acontece com os turistas estrangeiros. As regiões do Centro e Lisboa dominam o resto do top”, lê-se nas conclusões do estudo do Trivago

Por outro lado, para os espanhóis, os principais interesses no Algarve são Albufeira (terceiro lugar, também atrás de Lisboa e Porto), bem como Faro, Monte Gordo e Portimão, que ocupam as sétima, oitava e nona posições, respetivamente. Ainda no top-20 das pesquisas de “nuestros hermanos” surgem Lagos e Tavira, nos 11.º e 12.º lugares, respetivamente.

“Os espanhóis parecem valorizar outras localidades, com características menos típicas da estação, com o Porto, o Norte de Portugal, Braga e Guimarães a estarem no top dos destinos mais procurados. Ainda assim, as pesquisas pelo Algarve não deixam de estar presentes”, frisam os responsáveis pelo estudo.

Britânicos “só” querem o Algarve

Os britânicos e os irlandeses têm tendências de viagem semelhantes e os respetivos top-20 são dominados por pesquisas referentes a localidades e zonas da região do Algarve (13 no caso dos britânicos e nove nos irlandeses).

No primeiro lugar do top das pesquisas dos britânicos surge Lisboa, mas mais de metade dos 20 polos turísticos mais procurados estão no Algarve. Albufeira está no segundo lugar e Vilamoura no terceiro, a nível nacional, e são as duas zonas mais procuradas por britânicos na região algarvia.

No top-10 das pesquisas dos britânicos estão ainda em destaque Vilamoura (3.º lugar a nível nacional), Faro (5.º), Lagos (7.º), Quinta do Lago (8.º) e Vale do Lobo (10.º). O top-20 integra ainda Portimão (11.º), Carvoeiro (12.º), Quarteira (13.º), Monte Gordo (15.º), Praia da Rocha (16.º), Tavira (17.º) e Olhos de Água (18.º).

Albufeira domina nas pesquisas dos irlandeses

Albufeira é o destino preferido no nosso país para os irlandeses, ocupando primeiro lugar do top de pesquisas. Entre os principais mercados emissores de turistas para o nosso país e para o Algarve, este é o único top que não é liderado por Lisboa. Para os cidadãos da República da Irlanda, a capital de Portugal é o segundo polo mais pesquisado em Portugal.

Vilamoura surge no terceiro lugar da lista de pesquisas dos irlandeses, seguida de Lagos (6.º), Faro (9.º) e Alvor (10.º). Este top inclui ainda Praia da Rocha (11.º), Vale do Lobo (14.º), Portimão (15.º) e Porches (16.º).

Faro é a localidade algarvia mais pesquisada por alemães no site da Trivago, ocupando a terceira posição a nível nacional, atrás de Lisboa e Porto (que lideram quase todos os tops). Seguem-se, neste top nacional nacional, Lagos (5.º lugar), Albufeira (6.º), Tavira (11.º) e Portimão (14.º).

Entre os franceses a maioria das pesquisas também recaiu sobre Lisboa e Porto, com Albufeira, Lagos e Faro a ocuparem as terceira, quarta e quinta posições, respetivamente.

O Algarve (enquanto região) surge na terceira posição a nível nacional na maioria das listas de pesquisas por nacionalidades, as quais têm quase sempre Lisboa e Porto nos dois primeiros lugares. As exceções são as pesquisas dos britânicos, onde o Algarve está no segundo lugar (atrás de Lisboa), e dos irlandeses, onde surge na quarta posição, mas tem Albufeira e Vilamoura no “pódio”.

O Trivago foi fundado em 2005, opera em 52 plataformas internacionais e é consultado por mais de 80 milhões de visitantes todos os meses. Trata-se de um motor de busca de hotéis que agiliza o processo de pesquisa e reserva, disponibilizando, em tempo real, os preços que mais de 250 sites de reserva oferecem para mais de 900.000 hotéis. Integra ainda mais de 200 milhões de opiniões sobre hotéis e 14 milhões de fotografias.

.

.

.

.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Mário Centeno e Pilar del Rio inauguram exposição em Faro

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, inaugurará a exposição “Tomemos, então, nós, cidadãos comuns,...

O Festival de Caminhadas do Ameixial regressa já em abril

O  WFA – Walking Festival Ameixial, terá a sua 11ª edição entre os dias...

Exercício testa meios de combate à poluição marinha em Portimão

A Direção de Combate à Poluição do Mar, da Autoridade Marítima Nacional, organizou, entre...

Marina de Albufeira vai receber o Festival PANDA

A Marina de Albufeira será o primeiro recinto a receber a 17ª edição do Festival...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.