UALG aprofunda conhecimentos na área da cooperação mediterrânica

ouvir notícia

A Universidade do Algarve (UALG) participou em workshop internacional sobre boas práticas de cooperativismo no espaço mediterrânico.

“Rumo a uma Comunidade Mediterrânica para o Setor Cooperativo” foi o mote para o workshop internacional que se realizou em Barcelona, no passado dia 20, no âmbito do projecto ICS – as PME e a Economia Cooperativa para o Desenvolvimento Local. A Universidade do Algarve participou neste workshop onde foram dados a conhecer 13 casos de sucesso e boas práticas de cooperativismo no espaço mediterrânico.
Os casos que serviram de exemplo neste evento ocorreram em regiões espanholas, francesas, gregas, italianas e portuguesas. A Associação Casas Brancas participou neste evento a convite do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve e foi apresentada como um caso de sucesso.
Importa recordar que esta associação tem vindo a desenvolver um projeto de promoção do tuismo rural na costa alentejana e vicentina. Marta Cabral, representante da associação salientou a importância de se “sair do território” e “conhecer outros exemplos de boas práticas de associativismo e cooperativismo” no setor onde opera, reconhecendo que nem sempre isso tem sido possível.

O workshop permitiu ainda evidenciar diferenças significativas entre as estruturas do sector cooperativo nos países mediterrânicos, em termos de dimensão, poder e formas de organização.

- Publicidade -

Importa ainda referir que o projecto ICS é co-financiado pelo programa de Cooperação MED, onde a Universidade do Algarve participa através do CRIA. As atividades do projeto incluem mais workshops temáticos, mesas-redondas e planos de ação regionais para a ‘clusterização’ das cooperativas MED que podem ser consultados através do seguinte endereço: www.medcoop.eu .

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.