UALG é única parceira portuguesa do programa CEI-MAR

ouvir notícia

Projeto visa aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica do Mar do Golfo de Cádiz

O reitor da Universidade do Algarve (UALG), João Guerreiro, esteve em Madrid para participar na apresentação dos projetos selecionados na primeira fase do Programa Campus de Excelência Internacional do Mar (CEI-MAR). Durante a cerimónia realizada no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid, foram apresentados nove projetos de 2011.
Importa recordar que o CEI-MAR pretende criar um espaço comum de conhecimento e inovação do meio marinho, através das suas áreas de especialização, onde estão presentes os ramos da ciência, das engenharias e das humanidades.
O projeto está a ser coordenado pela Universidade de Cadiz e concretiza-se com a participação das universidades de Almeria, Granada, Málaga e Huelva, Universidade do Algarve e a Universidade Abdelmalek Essaâdi, de Marrocos. Com a participação e empenho destas universidades espera-se aprofundar o estudo sobre a gestão do mar do litoral sul da Península Ibérica.
De acordo com as informações divulgadas pela Universidade do Algarve, este projeto tem cinco áreas de especialização definidas, nomeadamente: o conhecimento do mar, o mar como fonte de recursos, a gestão do mar, as engenharias e o mar e o valor cultural do mar.
O reitor João Guerreiro considera que a escolha da Universidade do Algarve como única parceira portuguesa vem confirmar a importância do trabalho que tem sido desenvolvida na área das ciências do mar, “em especial nas vertentes da formação avançada e da investigação científica”.
Este campus “assume especial importância pelo facto de termos a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica do Mar do Golfo de Cádiz – no qual a costa sul do Algarve se integra -, relacionados com a gestão de recursos vivos e minerais, fontes de recursos energéticos, alterações climáticas e turismo”, defende o reitor.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.