UAlg quer aumentar número de estudantes em todos os níveis de ensino

Os resultados do Impulso Jovem serão alcançados através da captação de mais estudantes para os atuais cursos da Universidade

ouvir notícia

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Universidade do Algarve (UAlg) viu aprovada as suas candidaturas, garantindo um financiamento total 4,2 milhões de euros para o período 2021-2026. O valor distribui-se pelos projetos UAlg+Skills4All e FOSTEAM@SOUTH.

A candidatura designada por UAlg+Skills4All é constituída pelas componentes Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos. Contribuirá para a consolidação da estratégia da UAlg, afirmando-se como uma instituição voltada para o exterior, que promove o desenvolvimento económico, o bem-estar social e a sustentabilidade, através da criação e difusão do conhecimento.

A estratégia da UAlg baseia-se em quatro eixos: Ensino, Investigação, Comunidade eGovernação. No Ensino, a UAlg tem como objetivos aumentar o número de estudantes e licenciados, de todos os níveis de ensino, e propõe-se reforçar a presença entre os jovens no ensino secundário; atrair estudantes internacionais; promover a inovação pedagógica e boas práticas de apoio aos estudantes e renovar a oferta formativa. No pilar comunitário, a UAlg tem o objetivo de aumentar o seu impacto na sociedade através de um compromisso com o desenvolvimento sustentável da região e do país, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 (ODS).

- Publicidade -

Estes objetivos são também os desafios presentes nos princípios orientadores do UAlg+Skills4All, através dos quais a UAlg pretende aumentar o número de jovens estudantes em ciclos curtos e primeiro ciclo nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM); aumentar a adesão do género feminino às TIC; reduzir a taxa de abandono escolar e aumentar os jovens estudantes do ensino superior; aumentar a atração de estudantes internacionais, particularmente para as áreas STEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Humanidades); e aumentar o número de adultos em programas de capacitação e requalificação, de acordo com as necessidades dos empregadores, através de cursos de pós-graduação e cursos de curta duração.

Para o conseguir alcançar estes princípios orientadores serão implementados cinco projetos transversais e multidisciplinares: UAlg+Skills4STEAM, para atrair mais jovens para o ensino superior; UAlg+Skills4Success, para reduzir o abandono escolar; UAlg+Skills4Innovation, para promover a inovação pedagógica; UAlg+StudyGrants, para atrair mais estudantes (jovens e adultos) através de apoio financeiro; e o UAlg+Skills4Life,  para criar um programa de microcredenciais – módulos curtos de formação creditada que permitem percursos formativos flexíveis.

Toda a formação disponibilizada é creditada pelo Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS), do Espaço Europeu do Ensino Superior, que facilita o reconhecimento das qualificações académicas a nível nacional e internacional.

O principal objetivo da candidatura da UAlg+Skills4All passa por melhorar as competências digitais dos estudantes para que fiquem devidamente preparados para responder às necessidades do mercado de trabalho. Por este motivo, a maioria do financiamento solicitado será para a aquisição do equipamento necessário à transição digital da UAlg, para o desenvolvimento de novos programas de formação e para a melhoria dos já existentes.

Os resultados do Impulso Jovem serão alcançados através da captação de mais estudantes para os atuais cursos da Universidade, nomeadamente, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e de licenciatura, reforçados com três novos CTeSP: Marketing Digital; Design e Tecnologias Multimédia; Tecnologias Informáticas no ano letivo de 2021/22, e uma nova licenciatura em Engenharia de Sistemas e Tecnologias Informáticas) em 2022/23.

Os resultados do Impulso Adulto serão alcançados principalmente através da oferta de cursos para capacitação e requalificação em todas as áreas, com uma forte componente digital. A aprendizagem ao longo da vida incluirá cursos de curta duração, pós-graduações e mestrados, de todas as áreas de educação existentes na UAlg.

Na área do Mar, a nova oferta formativa integrará na sua maioria uma candidatura de consórcio, através do projeto FOSTEAM@SOUTH, liderada pela Universidade da Madeira, em parceria com as universidades do Campus Sul (Universidade de Évora e Universidade da Madeira).

No âmbito do UAlg+Skills4All na Impulso Jovens serão oferecidas bolsas de incentivo aos novos estudantes de CTeSP e licenciatura no valor da propina anual, renovável até à conclusão dos estudos desde que o estudante tenha aproveitamento escolar, nomeadamente no próximo ano letivo vão ser disponibilizadas 160 bolsas de incentivo, cerca de 40 das quais para CTeSP. O valor total global previsto para estas bolsas é de cerca de 300 mil euros. FOSTEAM@SOUTH financiará 21 bolsas destinadas a estudantes das áreas das biologias e ciências do mar.

Serão também disponibilizadas bolsas de incentivo para a formação ao longo da vida, oferecida no âmbito do UAlg+Skills4All Impulso Adultos, no montante total global de 200 mil euros, que cobrirão os custos com as propinas ou emolumentos.

Mais informação sobre as formações, bolsas de incentivo e atividades a desenvolver no âmbito destes projetos pode ser consultada em https://www.ualg.pt/impulsos-prrque se encontra em permanente atualização.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.