UAlg torna-se parceira da Universidade Europeia dos Mares

A Universidade do Algarve e a região reforçam assim o seu compromisso europeu e a sua ligação internacional ao mar

ouvir notícia

A proposta da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), coordenada pela Universidade de Cádis, foi avaliada positivamente, obtendo o apoio e financiamento de 14,400,000 euros da Comissão Europeia para mais quatro anos. A principal novidade é a incorporação de três novos parceiros, entre os quais a Universidade do Algarve (UAlg).

A proposta agora aprovada, SEA-EU 2.0, conseguiu a renovação da aliança, “um sucesso” para todo o consórcio, agora oficialmente formado por nove universidades: a Universidade de Cádis, que continua como coordenadora, a Universidade da Bretanha Ocidental (França), a Universidade de Kiel (Alemanha), Universidade de Gdansk (Polónia), Universidade do Algarve (Portugal), Universidade de Nápoles Parthenope (Itália) e a Universidade de Nord (Noruega).

A Universidade Europeia dos Mares conseguiu renovar este selo e o financiamento através de uma proposta intitulada ‘SEA-EU FOR ALL’, uma evolução do que a Aliança tem vindo a desenvolver nos seus três primeiros anos de vida, desde 2019, quando embarcou no caminho para a transformação do Ensino Superior, através de um ‘super campus’ formado até agora por seis universidades.

- Publicidade -

Este campus transnacional, agora com nove universidades e mais de 20 cidades envolvidas, acolhe mais de 150 mil estudantes e 18 mil colaboradores que irão beneficiar dos objetivos que estão no centro desta proposta: mais mobilidade para todos, inclusão, multilinguismo e desenvolvimento pessoal e profissional.

Nas suas primeiras declarações, o reitor da UAlg, Paulo Águas, considera que “o projeto de criação das Alianças das Universidades Europeias marcará o futuro do ensino superior no espaço europeu, assim como na UAlg”.

A nível regional, a SEA-EU conta também com os seguintes parceiros efetivos: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve); Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL); Docapesca – Portos e Lotas; Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA); Associação para uma Aquacultura Sustentável e Inteligente (S2AQUA ) – Laboratório Colaborativo; Centro Ciência Viva do Algarve (CCV Algarve); Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA); Águas do Algarve; e Região de Turismo do Algarve (RTA).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.