UE disponibiliza 3,6 milhões para formar jovens e adultos no Algarve

ouvir notícia

.

Já está aberto o período de apresentação de candidaturas destinadas ao financiamento dos Centros Qualifica, autorizados a funcionar pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP), na região do Algarve.

Realizado no âmbito do “Eixo Prioritário: 7 – Reforçar as competências”, do programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020, o financiamento público para este concurso é de 3.625.000 euros para uma meta de 11.200 participantes (jovens NEET e adultos inscritos nos Centros Qualifica).

A comparticipação pública da despesa elegível é repartida pelo Fundo Social Europeu (FSE) em 80%, ou seja, 2,9 milhões de euros, e pela contribuição pública nacional em 20%, ou seja, 725 mil euros, podendo a dotação orçamental global afeta a este concurso ser reforçada por decisão da Autoridade de Gestão do CRESC Algarve 2020.

- Publicidade -

Os apoios a conceder devem contribuir, por um lado, e em primeiro lugar, para aumentar a qualificação de adultos, assente na complementaridade entre reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) e a obrigatoriedade de frequência de formação, em função dos perfis e das necessidades individuais dos formandos e que atenda à diversidade de percursos e às necessidades do mercado de trabalho.

Pretendem, por outro lado, apoiar os jovens que não trabalham, não estudam nem se encontram em formação – designados jovens NEET – e que podem ter os seus percursos de vida redirecionados para ofertas de educação e formação qualificantes, através de informação e orientação adequada aos seus perfis, necessidades e motivações.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.