UE prepara plano de emergência para eventual saída da Grécia

ouvir notícia

.

Se a Grécia abandonar o euro, a retirada de dinheiro nas caixas de multibanco poderá passar a ter um limite, pelo menos nos bancos gregos, e o tratado Schengen será suspenso. Estas e outras medidas de exceção estão a ser estudadas por Bruxelas.

Bruxelas está a preparar medidas de exceção para o caso de a Grécia abandonar o euro. Fontes oficiais da UE contactadas pela “Reuters” admitem que o plano de contingência, em discussão, prevê o controlo dos saques nas caixas ATM, pelo menos nos bancos gregos, e de capitais, além da suspensão do tratado de Schengen, com o regresso do controlo fronteiriço nos 26 países subscritores.

A “Reuters” não refere que países seriam afetados pelas restrições, mas assegura que as medidas serão postas em prática seguramente em relação à Grécia.

- Publicidade -

De acordo com a agência de notícias, altos cargos dos ministérios das Finanças estão desde há seis semanas a elaborar planos de emergência temendo que as eleições do próximo domingo na Grécia precipitem o risco de saída do país da União Monetária.

Recorde-se que a coligação de esquerda radical, Syriza, contrária à presença do FMI e às medidas de austeridade na Grécia, é favorita nas eleições gregas.

Embora já se tenha manifestado a favor da continuação do país na UE, Alexis Tsripas, 37 anos, líder do Syriza, prometeu que, se for eleito, vai “anular” o memorando de resgate da Troika.

Maria Luiza Rolim (Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.