ALGARVE ÚLTIMAS

UE verifica onde é que o Algarve investe os fundos comunitários

David Santos e Rosalina Bernon
David Santos e Rosalina Bernon

.

A representante da Comissão Europeia na Comissão de Acompanhamento do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional do Algarve, Rosalina Bernon, participou esta semana, em Faro, numa visita que incluiu apresentações de estratégias para promover o empreendedorismo e a transferência de conhecimento para as empresas na região no período 2014-2020.

A ‘desk officer’ Rosalina Bernon foi recebida no Campus de Gambelas pela vice-reitora da Universidade do Algarve, Ana Freitas e pelo presidente da CCDR Algarve, David Santos, e tomou conhecimento de dois exemplos de projetos promissores, desenvolvidos em ‘startups’, co-financiados por fundos europeus, do CRESC Algarve 2020.

A agenda da visita incluiu a apresentação do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve, que fez um balanço e ponto de situação, destacando o apoio dado à criação de 80 postos de trabalho sustentáveis desde 2005 e a dinamização e intermediação às atividades de base científica, tecnológica e de valorização económica e social, elementos chave do seu negócio.

Depois, o grupo seguiu para São Brás de Alportel onde visitou a Associação In Loco, entidade gestora de uma das três DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) apresentadas no Algarve, no âmbito do Portugal 2020.

A candidatura apresentada abrange um território designado Interior do Algarve Central, composto por 18 freguesias dos municípios de Albufeira, Silves, Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Tavira e Olhão. Durante o encontro, o presidente da CCDR Algarve, David Santos, revelou que estima “que os primeiros avisos das várias tipologias de apoios de fundos europeus do PO para as DLBC deverão estar na ‘rua’ até ao final de junho”.

Estas visitas são prática corrente aquando da realização anual da referida comissão, como forma de promover um contacto direto com os resultados das iniciativas apoiadas pela UE.

Recorde-se que a Comissão de Acompanhamento do CRESC Algarve 2020 aprovou, no dia 24 de maio, o relatório de execução anual de 2015, durante a sexta reunião da Comissão de Acompanhamento do Programa que decorreu na CCDR Algarve, em Faro.

.

.

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste