UGT mantém greve geral em cima da mesa

ouvir notícia

“Tivémos um choque com o ministro das Finanças [na reunião da Concertação Social], porque ele dizia que nós estávamos a defender que o Estado provocasse o crescimento incentivando o consumo privado”, acusou João Proença.

O secretário-geral da UGT afirmou segunda-feira, no Porto, que  a central sindical mantém “em cima da mesa” o cenário de uma greve geral, mas a  decisão depende do Orçamento do Estado para 2013.

A UGT, afirmou João Proença, chegou a ponderar avançar para  uma greve geral contra o aumento da Taxa Social Única (TSU) para os  trabalhadores, mas tal cenário mantém-se, agora na perspetiva do que vai ser o  Orçamento.

- Publicidade -

“Acho que está em cima da mesa”, afirmou o dirigente sindical  questionado sobre hipotese de greve geral, à entrada para um debate, no Porto,  sobre coesão económica, territorial e social, organizado pelo grupo de  intervenção cívica Porto Laranja, fundado por militantes social-democratas.

“Limite dos sacrifícios”

João Proença admitiu que o próximo orçamento será “de muita  austeridade e de muitos sacrifícios”, numa altura em que “as pessoas estão no  limite dos sacrifícios”.

Os dados da execução orçamental conhecidos na segunda-feira  levaram, ainda, dirigente sindical a referir que o Governo “está falhar” na sua  receita, porque “acreditava que, pelo facto de sanear as contas públicas,  automaticamente originava crescimento”.

“Isto não é automático, tem que haver medidas viradas para o  crescimento e o emprego, medidas que têm a ver com o investimento do estado” e  outras para “fomentar o investimento privado e aliviar um pouco o  consumo”.

“Tivémos um choque com o ministro das Finanças [na reunião da  Concertação Social], porque ele dizia que nós estávamos a defender que o Estado  provocasse o crescimento incentivando o consumo privado”, salientou.

Segundo João Proença, a UGT respondeu ao ministro Vítor Gaspar  que o executivo “está a penalizar brutalmente o consumo privado e não o pode  penalizar tanto”.

JA|Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.