Ulrich admite processar Estado se prejuízo do BPI com Novo Banco for elevado

ouvir notícia

Para Fernando Ultich, a possibilidade do futuro comprador do Novo Banco ficar sob risco de ter de enfrentar vários processos em tribunal”, decorrentes do resgate ao BES, pode afastar potenciais interessados

Se fosse o presidente do BPI, Fernando Ulrich, a decidir a salvação do BES, a solução seria a defendida pelo PCP – a nacionalização do banco. O Banco de Portugal (BdP) optou pelo resgate, num modelo com custos para a restante banca portuguesa.

Segundo Ulrich, o Governo devia ter escolhido a via da nacionalização para o Banco Espírito Santo, por ser a mais segura para a banca nacional e por não implicar riscos de prejuízos.

O banqueiro foi o convidado na quinta-feira à noite do programa da SIC Notícias “Quadratura do Círculo” e afirmou, sem complexos: “Agora vou ser muito egoísta e puxar a brasa aos interesses que defendo. Eu preferia a solução do Partido Comunista, que era a nacionalização do banco, essa tinha sido melhor para nós”. Com a nacionalização, “os outros bancos não estavam agora com um risco enorme, de arcar com um prejuízo que pode ser muito significativo”, no caso do banco ser vendido com prejuízo.

- Publicidade -

Fernando Ulrich avisou até que os bancos podem vir a recorrer à justiça se o prejuízo com o resgate for elevado. “É uma questão muito sensível”, reconhece. Se o prejuízo for grande, os bancos serão forçados “a litigar com o Estado e o BdP”.

Campanha agressiva preocupa

No programa de debate, Ulrich elogiou o trabalho da equipa de Stock da Cunha no Novo Banco. Mas, na linha de outros banqueiros, o presidente do BPI confessou estar preocupado com a “campanha agressiva” da instituição para captar depósitos. E, dada a situação do Novo Banco, a atual gestão “deveria estar focado em vender os seus activos”, segundo Ulrich.

“Nenhum comprador aceita ficar com a litigância”, é um “risco que não se pode medir”. Para o banqueiro, a possibilidade do futuro comprador do Novo Banco ficar sob risco de ter de enfrentar vários processos em tribunal” decorrentes do resgate ao BES, pode afastar potenciais interessados.

O BPI, juntamente como Santander Totta, é um dos bancos que é apontado como potencial candidato à compra do Novo Banco.

O BES foi resgatado com 4,9 mil milhões de euros, contando com o apoio de um sindicato bancário que entrou com 700 milhões . Este sindicato é constituído por oito instituições: CGD, BCP, BPI, Santander Totta, Crédito Agrícola, Montepio, BIC e Banco Popular.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.