"Um Algarve com Sentidos" apresentado em Ferragudo

ouvir notícia

O livro “Um Algarve com Sentidos”, de Carlos Alberto Osório, vai ser apresentado amanhã, dia 27 de setembro. O evento decorrerá na Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, tendo início às 18h30.

Organizada em parceria com a biblioteca municipal de Lagoa e contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia de Ferragudo, o evento encerra o ciclo de apresentações públicas da obra “Um Algarve com Sentidos”, de Carlos Alberto Osório.

Em paralelo à apresentação do livro, será inaugurada uma exposição de 12 fotografias inéditas de Júlio Bernardo, captadas no concelho de Lagoa nas décadas de 50 e 60 do século passado, e decorrerão momentos culturais, com música ao vivo, declamação de quadras populares e um convívio e sessão de autógrafos com o autor da obra.

- Publicidade -

O evento terá a presença, enquanto oradores, de Ana Cristina Martins, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, de Luís Veríssimo, presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, e do arquiteto José Fernando Vieira, para além de Carlos Alberto Osório e do poeta popular Nautílio Martins.

Sobre a obra

O livro “Um Algarve com Sentidos” compreende essencialmente duas partes distintas. A primeira é uma fotobiografia sobre a vida e obra multifacetada de Júlio Bernardo, onde se incluem diversos documentos do espólio familiar do artista, com um foco particular na sua relação com os concelhos de Portimão e Lagoa. A segunda parte, e principal, consiste na publicação de 30 fotografias inéditas de Júlio Bernardo, acompanhada de 120 quadras originais do poeta popular portimonense Nautílio Martins escritas para o efeito. A primeira edição da obra teve uma tiragem de 400 exemplares e encontra-se praticamente esgotada.

Sinopse do livro

Impedir que o Arade se transforme num Lethes e Portimão seja banhada pelo esquecimento é o nosso propósito. Júlio Bernardo é o centro de gravidade desta obra que evoca uma vida rica de produção artística polivalente e multifacetada, revela inéditas imagens e lança novos sentidos sobre um Algarve mais autêntico através da poesia de Nautílio Martins.

Sobre o autor

Carlos Alberto Osório é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra. Concluiu uma pós-graduação em Multimédia Educacional na Universidade de Aveiro e é mestre em Produção, Edição e Comunicação de Conteúdos Multimédia. Pertence ao quadro docente da Escola Secundária Poeta António Aleixo, onde exerce docência. Paralelamente desenvolve investigação na área da imagem fotográfica na região do Algarve. Publicou as obras Francisco Oliveira: um fotógrafo de Portimão e Fonseca Dias (1874-1959) – Fotógrafo de Vila Nova de Portimão.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.