Um cardume de artistas e muitas sardinhas em Portimão

ouvir notícia

O Festival da Sardinha realizou-se pela primeira vez na cidade de Portimão corria o ano de 1985. Hoje, é um dos maiores eventos do verão algarvio

O aroma da sardinha assada vai voltar a invadir a zona ribeirinha de Portimão, entre os próximos dias 12 e 16 de agosto, em mais um Festival da Sardinha . Para além deste ícone gastronómico da cidade, o evento apresenta um cartaz musical gratuito onde se destacam os artistas Tony Carreira, Tiago Bettencourt, Diogo Piçarra e António Zambujo

 

A sardinha assada volta a ser rainha em Portimão em mais um Festival da Sardinha, que vai decorrer, entre 12 e 16 de agosto, na zona ribeirinha da cidade, com acesso livre. São cinco noites para consumir toneladas de sardinhas num dos mais emblemáticos festivais gastronómicos do país, cuja primeira edição remonta a 1985.

- Publicidade -

No ano passado, o evento atraiu mais de 45 mil pessoas à zona ribeirinha, tendo os seis restaurantes aderentes registado um incremento de procura. Este ano, o município vai celebrar mais uma vez “o seu principal ícone gastronómico” e, por toda a cidade, a organização do festival promete “um clima de festa, aliada ao aroma da tradicional sardinhada que promete abrir o apetite a toda a gente”.

A animação também será uma constante na zona ribeirinha, entre o museu de Portimão e zona entre pontes, com artesanato, doçaria, magia e sonoridades várias, que vão do folclore à música portuguesa, passando pela magia, tendo sempre presente a boa sardinha assada.

“Acabada de pescar e colocada nas brasas previamente preparadas pelos especialistas dos mais tradicionais restaurantes de Portimão, a sardinha assada será sempre a rainha da festa, acompanhada pelo melhor pão caseiro e pela típica salada à algarvia”, frisa a organização, a cargo da Câmara de Portimão, em parceria com a Associação Turismo de Portimão, o Turismo do Algarve, a junta de freguesia de Portimão, a Administração do Porto Sines e a Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão.

Aroma da sardinha assada invade zona ribeirinha

Os apreciadores da sardinha assada (e não só) têm à disposição cerca de dois mil lugares sentados, repartidos por seis restaurantes (À Ravessa, Meco, Peixarada, Forte e Feio, Zizá, e Retiro do Peixe Assado), onde podem apreciar uma sardinhada com todos os ingredientes: pão caseiro, salada de pimentos e batatas cozidas com casca e petiscos variados, como pão com chouriço, queijos e enchidos, gelados e doçaria regional.

“Para quem desejar experimentar uma sardinha no pão, vai ter ao dispor dois pontos de venda junto à antiga lota, que voltarão a encher a zona ribeirinha de Portimão do mais tradicional e característico aroma da sardinha assada”, adianta a organização. No ano passado, estas duas bancas, geridas por coletividades locais, venderam cerca de meia tonelada de sardinhas.

O festival conta ainda com uma área exposicional de artes e sabores regionais ao ar livre, entre o jardim Bívar e a antiga lota, na qual é possível adquirir artesanato, bijuteria, aguardente de medronho, doçaria, petiscos e muitos outros produtos.

Cartaz musical arranca com Tony Carreira

A nível musical, o destaque vai para o programa do palco principal, localizado junto à antiga lota, com os concertos a iniciarem às 22h00. O programa deste ano, gratuito e para todos, tem como cabeças de cartaz os artistas Tony Carreira – Festa Continente (dia 12), Volume2dois (13), Tiago Bettencourt (14), Diogo Piçarra (15) e António Zambujo (16).

Também no coreto haverá animação musical todos os dias do certame, entre as 19h30 e as 21h30, a cargo da junta de freguesia de Portimão, com Tó Correia – fado (dia 12), 3 For Tea – música popular (13), Plínio e os Esquecidos – música anos 60, 70, 80, 90… (14), Fonte Nova – música popular (15) e Projectus Seven – música anos 70 (16).

Para além de todas estas propostas musicais, também haverá a participação diária de ranchos folclóricos e acordeonistas, que animarão o eixo dos restaurantes aderentes.

Sardinhas pintadas nas paredes de antiga fábrica

Ainda, na Rua Dom Carlos I, os visitantes poderão apreciar o desenvolvimento do projeto “Cardume”, uma iniciativa da Galeria XXI que apostou na componente de animação baseada na tradição, centrando-se na cidade e suas raízes piscatórias, e, por inúmeras fábricas conserveiras em que a sardinha teve sempre o seu papel de rainha.

A convite desta galeria, famílias, pessoas particulares, representantes de empresas e artistas estão a pintar sardinhas nas paredes de uma antiga fábrica que já pertenceu à indústria conserveira.

A organização informa ainda que, ao longo da zona ribeirinha de Portimão, existem vários polos de atração para miúdos e graúdos durante estas cinco noites, dos divertimentos infantis à feira do livro, passando pela magia com o espetáculo “Fora do Baralho”, de Mário Daniel, no Teatro Municipal de Portimão.

NC/JA

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.