Um castelo para descobrir em Paderne

ouvir notícia

.

O programa “Castelo de Portas Abertas” vai receber visitantes ao longo deste inverno, na primeira e terceira quarta-feira de cada mês, entre as 10h00 e as 16h00, até abril.

Situado na margem da ribeira de Quarteira, em Paderne, concelho de Albufeira, foi um dos últimos castelos conquistados à ocupação muçulmana e é um dos melhores exemplares de construção de taipa militar a sul do Tejo e da Península Ibérica. Está ali há mais de 900 anos.

“Visitar o castelo de Paderne significa relembrar os primórdios da região”, salientam os promotores da iniciativa, lembrando que as crónicas sobre Dom Paio Peres Correia, cavaleiro da ordem de Santiago, referiam-se a este monumento como um castelo “forte e muito bom da grande comarca em redor, entre Albufeira e a serra”.

- Publicidade -

Deste modo, o programa que durante os meses de verão permitiu que centenas de visitantes conhecessem este monumento, vai prologar-se ao longo do inverno, até abril do próximo ano.

As muralhas do castelo envolvem uma área com cerca de um hectare e encontram-se separadas da torre albarrã por aproximadamente um metro de distância. Considerado um dispositivo de defesa, a torre tem seis metros de base e nove de altura e deverá em breve ser alvo de recuperação, numa obra estimada em cerca de 100 mil euros (restauro da torre, introdução de sinalética e manutenção da zona evolvente).

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.