Um dia de pesca no rio

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Desde tempos ancestrais – remontam aos primórdios da existência -, que o homem caça e pesca. A necessidade de subsistir aguça e desenvolve o engenho. Aperfeiçoa os meios de que dispõe. Movimenta-se, actua em grupo, para maior eficácia e defesa, dada a proximidade da presa a abater e a sua corpulência. Na evolução tudo se altera e modifica.
Dispõe agora de meios que utiliza e precisa sem a preocupação primária de se defender do perigo. Até chegar o momento em que se disponibiliza por prazer e gozo.
Caçadores e pescadores são contadores de histórias, que se eternizam e não cansam de ouvir. Referências duma cultura, continuadores também de hábitos e costumes, que se transmitem e herdam de geração para geração.
A conversa flui na companhia do afamado nectar da região, onde é reconhecida a protecção das espécies e o controlo do maior predador – o homem.
– Ali, onde o rio serpenteia, faz recanto, há pesqueiros, pelas características são procurados pelo pescador desportivo. Dispõe de alta tecnologia. Conhece o efeito dos engodos, que faz e utiliza, cujo segredo não revela – segredos de ofício que guarda ciosamente.
Revê-se o equipamento. O estado de operacionalidade com minúcia para que a surpresa não aconteça, sempre aborrecida quando a presa está ao alcance e escapa.
Olhamos a “cara da lua”.O calendário confirma o bom dia de pesca. Ainda a noite dorme já o velho Ford interrompe silêncios e segredos com sinais de arranque.
Desvia-se de abismos. O rodado passa com cautelas por estreitas e perigosas “gargantas”. Patina. Para. Arranca. Cheira ventos e tempestades. Raposa velha e matreira, que o tempo ensinou. Conhece o marujar dos açudes. A força do caudal.
O dia rompe. Começa a clarear. Põe a descoberto o relevo. O bucolismo da paisagem. O rio com o seu encanto e fantasia. O Sol é uma bola gigante, vermelha, que assoma por detrás dos cabeços para se mostrar em todo o seu esplendor. Maravilhosamente belo e fantástico. Obriga o véu branco a desprender, a elevar-se, até desaparecer.
Começa a espelhar-se na água pequenos circulos provocados pelos movimentos de peixes à superfície. A estratégia está montada. Pescamos ao fundo; à boia e à amostra.
Trinados melódicos, dispersos, de pequenas aves, demarcam o território. É isso com certeza. Calam-se por momentos ao ouvir o assobio do pastor, que orienta o trabalho obediente do cão. Escuta o balir de ovelha tresmalhada:
– Vai-te a ela. Trá-la cá. Ah! cão duma real figa. Maravilhoso cão. E neste jeito, conhecedor da presença, aproxima-se e bebe um copo. E mais outro…
A captura foi significativa. Prepara-se o tradicional caldo de peixe. – Que nada falte é o reparo oportuno. Na composição é indispensável o poejo e a hortelã da ribeira, conhecidas ervas aromáticas, que lhe confere sabor distinto e agradável. Em lume brando, feito de estevas, o tacho liberta cheirinho que pede provas. Está na hora de fazer as sopas de pão, de preferência duro e alentejano. Tem saberes. Sucedem-se os copos. Para completar não falta a massa cotovelo.
Todavia, no salutar convívio, a voz do ministro – logo aquela hora – está no ar com as costumeiras promessas, que provoca, na circunstância, espontâneas reacções… Cala essa voz…

António Gil

Nota: Não escrevo pelo novo acordo ortográfico

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.