Um morto e dois feridos em queda de helicóptero

ouvir notícia

O aparelho de modelo EC120 Colibri pertence à empresa Heliportugal e estaria ao serviço da EDP

Um helicóptero caiu esta tarde em Monchique, causando um morto e dois feridos, disse ao Expresso fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

“Às 14h27 recebemos um alerta de um acidente aéreo em Vale de Água, Marmelete, em Monchique e quando a equipa chegou ao local constatou a existência de um morto e dois feridos”, afirmou Rolanda de Jesus, responsável de comunicação do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro.

O aparelho de modelo EC120 Colibri pertence à empresa Heliportugal e estaria ao serviço da EDP. Foi adquirido novo à Eurocopter, “há dez anos”, para a missão de vistoria de cabos de média e alta tensão, assegura ao Expresso Alda Telles, do gabinete de comunicação da Heliportugal, adiantando que a empresa conta com “mais de dez mil horas de voo” neste tipo de missão. A responsável ressalva que a empresa assegura apenas a deslocação e não a peritagem, que fica a cargo de técnicos especializados do adquirente do serviço.

- Publicidade -

A Heliportugal diz ser a “única empresa em Portugal a realizar este trabalho” e o piloto, que sobreviveu, tinha experiência “há mais de seis anos” tanto neste tipo de missão como em trabalho de combate a incêndios florestais, dois dos serviços que a empresa presta.

O choque do helicóptero com cabos elétricos poderá ter estado na origem do acidente. Segundo a Heliportugal, “admite-se essa hipótese, mas é ainda prematuro”. Não será aberta uma investigação interna, garante a empresa, uma que este tipo de situações são “objeto de inquérito público”, pelo que irá “confiar e colaborar com as autoridades competentes com vista ao apuramento das causas” da tragédia.

O difícil acesso ao local, visto tratar-se de uma zona de serra, dificultou as operações de socorro.

Um ferido seguiu de ambulância para o Hospital de Portimão e o outro vai ser transportado no helicóptero Kamov da Proteção Civil para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, segundo o ponto de situação feito ao Expresso às 17h45.

Para o local foram mobilizados 11 veículos e 30 operacionais do INEM, Bombeiros Voluntários de Monchique, Câmara Municipal de Monchique e um helicóptero da Proteção Civil.

Liliana Coelho e Raquel Pinto (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.