Um rio, quatro municípios e ainda muito por explorar…

ouvir notícia

As Jornadas do Arade chegam ao auditório do Museu Municipal de Portimão, nos próximos dias 12 e 13 de março, levando à mesa o diálogo e temáticas transversais que visam “a promoção do desenvolvimento socioeconómico sustentado e a divulgação do património cultural e humano dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique”.

Segundo a organização, a cargo da associação Teia D’Impulsos em parceria com várias entidades públicas e privadas, a ideia destas jornadas é “criar uma parceria forte com os municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique para a organização conjunta do projeto”. Assim, durante dois dias, a organização convida todos os interessados a apresentarem comunicações livres, estimulando a participação da comunidade científica e da sociedade civil.

“Comungando de uma história e de um destino comum, a bacia do Arade constitui uma sub-região dotada de uma identidade geográfica, cultural, ecológica, social e económica própria”, salientam os promotores, frisando que “a avaliação do presente e a projeção do futuro dos municípios que a constituem deve ser efetuada em conjunto, reunindo sinergias em prol da busca de respostas aos desafios atuais”.

- Publicidade -

Assim, a organização realça que o maior desafio desta primeira edição das Jornadas do Arade será exatamente “abolir as fronteiras institucionais e administrativas e discutir soluções integradas à escala regional”.

Programa das jornadas

As Jornadas do Arade arrancam na manhã de dia 12 de março, sábado, com vários cursos de curta duração que se prolongarão pela tarde. Segue-se a conferência “O Rio Arade – Um mergulho na História” que abrirá o programa de conferências, debates e mesas-redondas que darão corpo as estas jornadas.

A regionalização, o património cultural do Arade, o Centro Hospitalar do Algarve, soluções empreendedoras para o setor turístico, a vida ativa em idade sénior, o turismo de golfe e o rio Arade enquanto eixo de desenvolvimento económico e social são temáticas que animarão o debate e a troca de ideias.

Um dos pontos altos destas jornadas vai acontecer na noite de sábado, quando os presidentes de câmara dos municípios da bacia do Arade falarem das suas propostas e perspetivas.

O programa científico fica completo com a apresentação de comunicações livre. A participação é gratuita e aberta a todos (menos os cursos).

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.