Um terço da população do sotavento desloca-se a pé

ouvir notícia

.

Cerca de 33% da população residente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António desloca-se regularmente a pé, um valor que representa mais do dobro da média nacional.

Esta é uma das conclusões do diagnóstico da mobilidade na região, a primeira fase do VAMUS – Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável do Algarve, que foi apresentado recentemente.

“O modelo de ocupação do espaço a sotavento ajuda a optar por esta forma sustentável de deslocação, ao concentrar a maior parte da população a uma distância máxima de 20 minutos a pé das respetivas sedes de município”, explicam os responsáveis pelo estudo.

- Publicidade -

O mesmo estudo revela que a oferta de transportes coletivos urbanos aumentou nos concelhos mais populosos do Algarve, embora a zona sotavento (correspondente aos concelhos de Alcoutim, Vila Real de Santo António e Castro Marim) não disponha ainda de qualquer serviço dessa natureza.

Esta realidade é acompanhada da constatação da melhoria das condições de deslocação pedonal nalguns dos aglomerados urbanos destes concelhos, bem como o aumento da área pedonal.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.