Uma freguesia entre a ruralidade e o urbanismo

ouvir notícia

Composta por três povoações – Luz, Espiche e Almádena – a freguesia da Luz, no concelho de Lagos, assistiu nas últimas décadas à substituição dos campos de cultivo por aldeamentos turísticos. Hoje em dia, tem mesmo mais alojamentos que população. Segundo o presidente da junta, Pedro Magalhães, o futuro da freguesia passa pelo cruzamento dessa realidade: a ligação do melhor que a freguesia ainda tem ao nível do mundo rural com o turismo de qualidade

Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?
Os meus antecessores, dos quais destaco Manuel Domingos Borba, legaram uma situação equilibrada, quer no capítulo económico-financeiro, como também, no âmbito das competências de uma junta de freguesia, nos capítulos de equipamentos e do ordenamento urbano.

Quantos habitantes tem a freguesia?
Os Censos de 2001 apuraram o número de 3.068 habitantes.

- Publicidade -

Como define a freguesia?
A freguesia, com a superfície de 2.178 hectares, contém, para além do espaço rural, três aglomerados urbanos: a Luz, povoação costeira de remota origem, local turístico e de veraneio, e as aldeias de Espiche e Almádena, a dois quilómetros do litoral. Tem, ainda, uma pequena parcela do Burgau. Cada aglomerado tem características particulares que, no conjunto, conferem à freguesia algum destaque nesta zona do barlavento algarvio.

Quais as obras de maior relevância que foram feitas nos últimos anos?Intervenções de requalificação urbana na Luz, em Espiche e Almádena; recintos desportivos em Espiche e Almádena; construção do edifício do Centro Social de Almádena; renovação do edifício-sede da junta de freguesia na Luz; habitação social, em Espiche, entre outras…

O que é que faz mais falta à freguesia neste momento?Seria interessante, em termos de planeamento, vermos concluídos e discutidos o Plano Urbano da Luz, os Planos de Pormenor de Almádena e Burgau e o Plano Diretor Municipal.

Está prevista a concretização de algum projeto importante num futuro próximo?Dentro em breve dar-se-á inicio à construção do Complexo Escolar da Luz, que servirá os alunos das três povoações da freguesia, obra a lançar pela Câmara Municipal de Lagos. E, noutro âmbito, a melhoria das acessibilidades aos aglomerados da freguesia, integrada na requalificação da estrada nacional 125.

Que medidas têm sido tomadas na área social para apoiar a população nestes tempos de crise?Felizmente, as réplicas da crise global e nacional não atingem com violência a freguesia, pelo que não haverá necessidade de tomar outras medidas para além daquelas que, infelizmente, são ainda necessárias.

Como é que perspetiva o futuro da freguesia?Julgo que o futuro da freguesia estará assegurado, para além de tudo o que está feito, pelas potencialidades naturais e de algum património ambiental e cultural – e mesmo culinário -, que até agora estiveram encobertos por outras realidades.

Que locais aconselha a visitar na freguesia?Aconselharia àqueles que nos visitam que atendessem ao que referi na resposta anterior, ou seja, que para além da praia e atividades a ela associadas, olhassem com atenção e respeito a envolvente natural que os rodeia, tanto no mar como em terra.

Deixe uma frase ao povo da freguesia…Para o ano de 2011, que se antevê diferente dos anteriores, dir-lhes-ia que, unidos na diversidade e contra a adversidade, continuemos a crer numa Luz mais viva.

——————————————————————————————————-

FICHA PESSOAL:Nome: Pedro Manuel Santa Rita Figueiredo Magalhães
Idade: 64 anos
Presidente da junta desde: Outubro de 2009
Partido: Independente (PS)

——————————————————————————————————-

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.