Uma tour por Marte “O Planeta Vermelho”

ouvir notícia

Com a ajuda de uma camera a bordo da nave Mars Odyssey, a Nasa criou o mais preciso e detalhado mapa de Marte, até hoje conhecido.

A nave foi lançada em abril de 2001 e, orbita o planeta vermelho desde outubro do mesmo ano.

O mapa foi feito a partir de 21 mil imagens do instrumento Thermal Emission Imaging System, ou THEMIS, uma camera de múltiplas bandas infravermelhas.

- Publicidade -

Mars As Art

As fotos tiradas nos últimos 8 anos, foram suavizadas, combinadas, misturadas e controladas cartograficamente para compor o mosaico. No site do projeto, dá para fazer um zoom completo, com até 100 metros de resolução.

Para quem tem banda-larga avançada, supercomputadores e um software capaz de lidar com imagens na escala gigabyte, a Nasa disponibiliza o mapa completo para download (em partes) .

O lançamento da WWT-Mars Experience foi anunciado este mês, como uma parceria entre a Agência Espacial Americana e a Microsoft Reasearch. Juntos desenvolveram uma plataforma que permite a qualquer pessoa com acesso a internet, pesquisar o ambiente marciano com detalhes impressionantes. É possível, inclusive, fazer uma “visita guiada” ao planeta, apresentada por dois pesquisadores da Nasa.

Para quem tem banda-larga avançada, um supercomputador e um software capaz de lidar com imagens na escala gigabyte, a Nasa disponibiliza o mapa completo para download (em partes) .

Explorar Marte já não é uma exclusividade das sondas espaciais. O Planeta Vermelho nunca esteve tão perto do homem — na verdade, hoje encontra-se apenas a um clique de distância.

http://beamartian.jpl.nasa.gov

A experiência marciana “Be A Martian” é uma extensão do WorldWide Telescope (leia Tira-dúvidas), telescópio virtual que armazena milhares de fotos registradas por telescópios reais, tiradas a partir da Terra e do espaço. A resolução é altíssima, em terapixels; ou seja, as imagens são formadas por trilhões de pixels, garantindo o nível de realismo e a aproximação de detalhes. Ao baixar a plataforma, o utilizador leva um pouco do universo para dentro do seu computador.

JA
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.