Unilabs e HPA inauguram laboratório de 1,5 milhões para alargar testes

ouvir notícia

A Unilabs e o grupo HPA Saúde inauguram hoje um novo laboratório de Biologia Molecular no Algarve, num investimento de 1,5 milhões de euros, o qual permite alargar a capacidade de resposta em testes à covid-19.

O laboratório, adianta um comunicado, “terá a capacidade para realizar mais de 15 mil testes dia e representa um investimento de 1,5 milhões de euros, com a criação de 50 postos de trabalho no laboratório e na rede de testagem a montar no terreno, por toda a região do Algarve”.

O novo laboratório de Biologia Molecular, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Faro, está “integrado na operação ‘Summer Safe Portugal’” e “permitirá alargar a capacidade de resposta em quantidade e tempo a testes covid-19, nomeadamente dos testes padrão PCR”.

- Publicidade -

“Com o incremento de turismo expectável para os meses de verão no Algarve, e a obrigatoriedade de realização de testes para a entrada em Portugal e regresso aos países de origem, a Unilabs, em parceria com o Grupo HPA Saúde reforçará, desta forma, a capacidade de testagem da região, permitindo uma resposta mais rápida, sem necessidade de transporte de amostras fora do distrito”, lê-se na nota.

O centro de rastreio está situado em Faro.

“Em paralelo com a instalação deste centro, vai ser criada uma rede de locais específicos e rotas programadas em unidades hoteleiras, ampliando a facilidade e conveniência no acesso a estes serviços essenciais”, referem a Unilabs e o Grupo HPA Saúde.

“O expectável aumento do número de turistas estrangeiros exige uma resposta laboratorial eficaz e em tempo útil”, afirmou o presidente executivo da Unilabs, Luís Menezes, citado no comunicado.

O responsável acrescentou que “a Unilabs e o grupo HPA pretendem prestar um serviço de qualidade e excelência a todos os que dele necessitem” e, por isso, as duas entidades, optaram “por criar este laboratório para reforçar a capacidade de resposta local no Algarve, durante os meses de verão”.

“É um investimento em qualidade e proximidade, que consideramos ser essencial e uma mais-valia para apoiar a retoma do turismo no Algarve”, sublinhou.

Segundo o presidente do conselho de administração da HPA Saúde, João Bacalhau, o serviço agora disponibilizado em parceria com a Unilabs Portugal “aumenta significativamente a capacidade de resposta na região, num período crítico para todos os milhares de visitantes, e criando as condições para uma resposta com maior comodidade e rapidez”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.535.376 mortos no mundo, resultantes de mais de 169,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.023 pessoas dos 848.658 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.