Uruguai quer vender marijuana

ouvir notícia

.

Face ao aumento do narcotráfico, o Governo do Uruguai planeia passar a ter o exclusivo da venda de marijuana

.

O Uruguai revelou um plano para que as vendas de marijuana passem a ser totalmente controladas pelo Estado. A medida, que será apresentada no Congresso, surge como uma tentiva de solução que trave o aumento do narcotráfico e da criminalidade.

- Publicidade -

“Acreditamos que a proibição de certas drogas está a criar mais problemas à sociedade do que as drogas em si…. Com consequências desastrosas”, afirma o ministro da Defesa, Eleuterio Fernandez Huidobro.

“Homicídios relacionados com disputas pelo controlo do tráfico aumentaram e isso é um sinal claro de que um determinado fenómeno que não existia antes está a surgir no Uruguai”, acrescenta o governante.

Plano não consensual

O plano é apresentado também como um modo de evitar que os consumidores passem para drogas mais pesadas, nomeadamente o crack e a cocaína. Mas a sua eficácia e aceitação está longe de ser consensual.

A ideia é que o Governo do Uruguai passe a controlar a venda de marijuana, que seria efetuada apenas a adultos, os quais teriam as suas compras registadas numa base de dados a fim de se controlar os problemas de uso excessivo.

A imprensa do Uruguai refere que os lucros com a venda de marijuana iriam financiar centros de recuperação de toxicodependentes. Mas o Governo não revela pormenores do plano, nem quem ficaria encarregue da produção da marijuana vendida pelo Estado.

Atualmente, no Uruguai não existem leis contra o uso da droga.

Alexandre Costa (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.