Utilizadores frequentes da A22 vão ter descontos até 40%

ouvir notícia

A Via do Infante (A22) será uma das 10 autoestradas com perfil de SCUT a beneficiar de desconto de portagens a partir de julho, anunciou hoje à RTP a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, precisando que se trata de um benefício apenas para utilizadores frequentes.

A ministra garantiu que a medida representa uma redução de um quarto na fatura mensal e englobam apenas os veículos de classes 1 e 2 que passam frequentemente nas autoestradas agora abarcadas pela medida.

Assim, no mesmo mês, os automobilistas pagam os primeiros sete dias, depois do 8.º e até ao 15.º dia, os condutores têm um desconto de 20 por cento. A partir do 16.º dia até ao final do mês, o desconto sobe para 40 por cento.

- Publicidade -

O Governo promete também apoios para os empresários que criem emprego de qualidade no interior.

O regime de descontos que existe, atualmente, para o transporte de mercadorias, é agora, com a nova portaria, alargado ao de transporte de passageiros.

Se até aqui os descontos eram de 30 por cento de dia e 50 por cento à noite, agora há uma subida de cinco pontos percentuais em ambas as situações.

De acordo com as contas do Governo, para quem faça, por exemplo, o percurso entre Bragança e Vila Real, pode representar uma poupança de quase 50 euros por mês.

A redução visa aproximar do litoral as regiões do interior do país e abrange as seguintes ligações:

A22 – Algarve, A23 – IP, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beira Litoral e Beira Alta, A28 – Norte Litoral, A4 – Subconcessão AE transmontana, A4 – Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Subconcessão Pinhal Interior.

A A28 e a A22 são as únicas do litoral abrangidas, por falta de alternativas.

Esta é uma das medidas que o Governo vai levar para o Conselho de Ministros em Bragança e que já tinha sido anunciada por Ana Abrunhosa na Assembleia da República, a 24 de janeiro.

Quem vive no interior vai ter desconto nas portagens e os descontos são alargados para quem for de visita ao fim-de-semana, referiu então a ministra.

O novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem lá for de visita ao fim de semana.

Três Ministérios – Coesão Territorial, Infraestruturas e Finanças – estudaram estes novos descontos nas portagens.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.