Vacinas serão distribuídas gratuitamente este ano

ouvir notícia

O excedente de vacinas contra a gripe A, que sobrou o ano passado, será distribuído gratuitamente este Outono, nos centros de saúde, “a todas as pessoas até aos 65 anos de idade, que não tenham outra patologia associadas e que queiram fazer a vacina”, anunciou a sub-directora geral da Saúde.

Os interessados devem dirigir-se “ao seu centro de saúde e pedirem a vacina”, sem quaisquer custos, “e sem necessidade de provar que têm direito”, explicou Graça Freitas, sublinhando, no entanto, que os utentes devem ser saudáveis.

“Não é um ano pandémico”, ressalvou a responsável, acrescentando que, “em princípio, será um ano mais calmo, até porque o vírus já circulou o ano passado e muita gente já teve imunidade”.

- Publicidade -

Contudo, o H1N1 vai continuar a aparecer, ainda que de forma mais calma, pelo que “temos de estar atentos”, já que “o vírus da gripe é muito imprevisível”.

Da campanha de vacinação do ano passado, disponível apenas para casos particulares de cidadãos, sobraram 1,5 milhões de vacinas e Portugal ainda tem mais alguns milhares para receber da encomenda que fez. Ainda assim, Graça Freitas não sabe se o número será suficiente para a procura, mas, garantiu, há sempre a possibilidade de realizar uma nova encomenda.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.