VAI ANDANDO QUE ESTOU CHEGANDO

Nestes últimos dias de coronavírus nem tudo foi mau para o Algarve. Fortes chuvadas temos tido durante a madrugada prolongando-se com alguns salpicos durante parte da manhã,
o que ajuda a minimizar a prolongada seca que estávamos aviver.

Tal como se esperava o estado de emergência foi alargado por mais de duas semanas com medidas mais restritivas à circulação dos cidadãos, tendo como preocupação a celebração do período do feriado da Páscoa. Já fora deste contexto a igreja anuncia a celebração do 13 de Maio mas sem peregrinos.

Por sua vez a situação de emergência apela à partilha de sacrifícios e à solidariedade, no entanto, nas últimas semanas, têm-se multiplicado atropelos à lei laboral, com chantagens sobre assalariados, levando-os a renunciarem ao exercício de direitos fundamentais. Despedimentos ilegais, vão-se sucedendo pelo país fora e, se a situação de pandemia causada pelo covid -19 convoca respostas excepcionais à economia e bem necessárias são, no mesmo sentido são necessárias para proteger os interesses, e a situação dos trabalhadores e das suas famílias. Nesta área, há que dizê-lo, a acção do Governo tem sido de uma ausência praticamente total, em contraste com declarações pronunciadas no sentido de atender sempre à protecção dos interesses de quem trabalha.

O alongamento das medidas, justificadas por razões de protecção de saúde pública, têm vindo a demonstrar a sua justificação, pelo ritmo da diminuição de mortos e infectados e a prestigiar perante a opinião pública do País, o que seria de nós todos, se não beneficiássemos, com todas as suas
insuficiências que ao longo da crise, é bom dizê-lo, algumas têm vindo a ser superadas, de um SNS.

Mas o largo isolamento a que temos estado sujeitos, sobretudo como é o meu caso, por razões de idade e de saúde, traz sintomas de cansaço que por vezes custam a vencer. O afastamento físico dos filhos e amigos, no prédio onde vivo desde há muito que deixei de ver os meus vizinhos, a solidão tomou conta das nossas vidas, toda esta situação, inegavelmente começa a pesar. De vez em quando atrevo-me a sair em viagem curta, para comprar jornais e entristece-me ver avenidas e ruas vazias, cafés e restaurante fechados, pequeno comércio no mesmo sentido.

As características em que, desde há muito, assenta a economia do Algarve, dependendo da actividade criada em torno do turismo e de tudo o que o envolve, acrescido com o encerramento da fronteira com o país vizinho, produziu um elevado rombo do qual levará seguramente algum tempo para que se processe alguma retoma.


O Ministro das Finanças desapareceu de cena. O País necessita de respostas. O que tem para dizer aos portugueses sobre as medidas acordadas ou não na UE, porque sem tais ajudas não me parece viável sairmos tão cedo da crise em que estamos.


A Banca, já se sabe, financia-se a custo zero e vende às empresas a 3,5 % numa complexa rede de burocracia de taxas a pagar. O dinheiro, até agora, às empresa sobretudo às micro e pequenas empresas leva tempo a chegar, com exigências que para a maioria serão incomportáveis, e se alguma vez chegar, provavelmente já não existem. É para este Pais que temos, que se exigem respostas.


Uma última palavra de solidariedade para com o director do JA englobando nele todo o corpo redactorial, tendo presente a nota publicada no último número, que traduz de forma clara as dificuldades que o Jornal atravessa para se manter, numa crise em que de um modo geral a imprensa vive, mas em particular a imprensa regional. Gostava que a expressão de solidariedade da minha parte, a interpretassem não só como uma palavra.
Aqui estou para o que for necessário e útil em defesa do JA.

Carlos Figueira
[email protected]

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.