VAI ANDANDO QUE ESTOU CHEGANDO

O Primeiro Ministro veio inaugurar a abertura da época balear deste complicado ano para o turismo na Praia da Rocha, um dos principais símbolos, conjuntamente com Monte Gordo, do turismo do Algarve. Foi aí que se construíram os dois primeiros hotéis e simultaneamente também os dois primeiros casinos.

Coincidiu esta abertura simbólica, com o início de uma semana em que uma parte dela é preenchida pelos feriados de 10 de Junho e colado aos feriados populares este ano prejudicados pelos efeitos das medidas relacionadas com a pandemia o que suscita alguma exceptiva em relação às repercussões que poderá ter em relação a alguma retoma, sem grandes ilusões, e é bom que assim seja, em relação ao Algarve.

Pode ser um teste. Veremos o que vai dar. No mercado de peixe que frequento com regularidade para me abastecer, o que observo e me dizem é que a tendência é para comprar, refiro-me a estrangeiros que continuam a circular por cá, a tendência, apesar codiv-9, é para consumir em casa, por razões financeiras e de preservação de saúde.

A crise, todos estamos prevenidos, vai ser longa. Temos a curto prazo a discussão e aprovação do OE intercalar ou rectificativo, como entenderem. Creio que não haverá dúvidas até agora pelas posições tomadas por cada um dos partidos que será aprovado, mesmo pesando as diferenças expressas de cada um. O PCP adiantou-se numa manifestação com um discurso de Jerónimo que tem tudo de contraditório. Reconhecendo a justeza das medidas para salvaguarda de direitos, volta à ladainha de sempre contra a UE e o Euro. Pela minha parte entendo que se tem de lutar no quadro de uma UE por melhores políticas. Mas pergunto: se não estivéssemos na UE no quadro desta crise, em que se situação nos encontraríamos? Ao nível da Albânia?

Por último, alargaram-se como nunca se tinha visto nos últimos tempos as manifestações numa América dividida contra o racismo, manifestações que se estenderam por todo o mundo, com expressões manifestamente importantes em Londres e em Paris, mas igualmente ao nosso nível no Porto e em Lisboa. Resta saber se este movimento se mantém após o final das celebrações fúnebres do negro assassinado. A situação parece ter mudado na correlação de forças em prejuízo de Trump já que há figuras importantes do Partido Republicano que produziram declarações de afastamento de apoio à sua candidatura.

Estaremos ou não num mundo em mudança e em que sentido? É resposta que temos de acompanhar sem ideias feitas!

Carlos Figueira

[email protected]

08.06.020

Deixe um comentário

Exclusivos

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.