Vai Andando Que Estou Chegando

Devo ter sido dos primeiro utentes do Centro de Saúde do Levante Algarvio, estrutura do SNS, situado em VRSA, a receber a vacina contra a gripe, às 8h15 da manhã, de 19 deste mês, cumprindo rigorosamente o dia e horário marcado semanas antes.

O tempo anunciava mudanças e os seus efeitos começavam a sentir-se. Não tanto em chuvadas, que ainda não se fizeram sentir, embora fossem bem-vindas dada a secura em que temos estado a viver com todos os efeitos negativos para a economia regional e até para o abastecimento público, porque as barragens estão no seu limite, como é de todos conhecido, mas junto ao mar a tempestade anunciava-se. Como é hábito o meu início de semana está reservado para almoçar com amigos em Monte Gordo junto à praia nessa extensa baía hoje singularmente habitada por gaivotas enterradas na areia protegendo-se do mar revolto que já anunciava a tempestade.

A discussão sobre o OE domina a vida política. Tenho dúvidas se tal questão sendo de inegável importância suscite de igual modo o interesse da maioria dos portugueses. Porque de facto o que a maioria deseja é que o emprego não esteja em causa, que a reforma lhe seja paga e aumentada na medida do possível, que a escola funcione sem sobressaltos, que o SNS quando tiver necessidade de a ele socorrer funcione e seja atendido em condições. Mais, tendo a noção que o País atravessa uma das maiores crises económicas às quais se associa a crise da pandemia provocada por um vírus que até agora ninguém conhece realmente a origem e cura e de cujos efeitos não só lhe provocam medo de morte mas mais que tudo lhe alteram modo de viver.

As sondagens não variam no essencial em relação à influência relativa que os diversos partidos dispõem na vida política, para mal de nós todos diria, daí que a proposta de rotura à esquerda do Bloco se expressa num radicalismo em desconformidade com o que a maioria dos portugueses deseja. A influência do Bloco é o que é e não representa mais do que vontade política de 8% dos portugueses. O que não significa que tenhamos de continuar a combater para que o OE proteja melhor os mais fracos na sociedade, a carga de impostos aliviasse a classe média, melhorando o consumo e o investimento, em desfavor justo do enriquecimento fácil de grandes fortunas que continua a ser intocável neste OE.

Levantam-se as maiores dúvidas sobre o evoluir da pandemia tanto quanto as medidas a tomar para evitar males maiores, quais: voltarmos de novo ao encerramento de fronteiras e ao condicionamento da economia. Oxalá não possamos chegar a tais medidas condicionantes as quais seriam efectivamente um desastre de proporções deveras assustadoras. Mas esperam-se a curto prazo mais medidas na medida em que os números de infectados continuar a subir, tal como noutros países europeus. Lembro o recolher obrigatório em França e o encerramento de restaurantes e bares na Bélgica. Espero que por cá não se chegue a tanto, mas é para termos a noção da situação na Europa em que nos situamos e da responsabilidade como cidadãos que também temos cada vez mais de assumir.

Carlos Figueira

[email protected]

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.