Vale da Telha avança para requalificação 30 anos depois

ouvir notícia

A Câmara de Aljezur e a Parque Expo querem transformar loteamento num “lugar nomeável”.

A reconversão de Vale da Telha, uma urbanização construída há cerca de três décadas no concelho de Aljezur, em pleno Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, vai mesmo avançar.

Isto porque, mais de uma década depois de um decreto governamental ter classificado Vale da Telha como “área crítica de reconversão e recuperação urbanística”, a autarquia anunciou na quinta-feira que “a Parque Expo inicia em dezembro a prestação de serviços de assessoria técnica e elaboração dos Planos de Pormenor para o Vale da Telha”, contratualizada com a Câmara de Aljezur.

- Publicidade -

Os planos vão ter em conta o estudo promovido pela autarquia e realizado pela Parque EXPO – “Visão Estratégica para o Vale da Telha”- em articulação com os serviços do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e aprovado por unanimidade, na reunião da câmara de 9 de junho de 2009.

Segundo a autarquia, a “visão estratégica” para a requalificação urbana do Vale da Telha assenta em três princípios, que se resumem em “entender o parque natural como um valor patrimonial”, “controlar e direcionar a pressão de utilização procurando um modelo de ocupação compatível com a manutenção dos valores ambientais” e “transformar o loteamento do Vale da Telha num lugar ´nomeável´, dotado de valor e identidade próprios”.

“As ações de intervenção propostas terão de responder de forma clara e objetiva à materialização destes princípios e orientações”, frisa a autarquia, realçando que pretende fazer deste loteamento “um fator de diferenciação e competitividade” do concelho de Aljezur.

“Para trás ficarão 30 anos de conflitos, desentendimentos, ineficácia de medidas avulsas, que arrastaram o loteamento de Vale da Telha para uma área crítica de reconversão urbanística”, refere a câmara em comunicado.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.