Vale e Azevedo transferido para cadeia da Carregueira

ouvir notícia

Vale e Azevedo tem de cumprir uma pena de cinco anos e meio (foto Luiz Carvalho / Expresso)

João Vale e Azevedo chegou pouco depois das 18h desta quinta-feira à prisão, em Belas, Sintra, e irá passar a próxima semana na cela de admissão, antes de ser transferido para junto da restante população prisional, revelou ao Expresso fonte dos serviços prisionais.

Durante os próximos dias, Vale e Azevedo vai estar sob observação numa das dez salas da ala de admissão e afastado dos restantes reclusos, inclusive na hora de sair para o pátio.

O Establecimento Prisional da Carregueira, uma das cadeias centrais, tem 122 camaratas para quatro reclusos e 74 celas individuais. São 630 os reclusos que ali cumprem pena.

- Publicidade -

Cinco anos e meio de pena para cumprir

Vale e Azevedo foi extraditado do Reino Unido há dias. O ex-presidente do Benfica foi condenado a 11 anos e meio de prisão no âmbito dos casos “Dantas da Cunha” e “Ribafria”, pena que o Supremo Tribunal de Justiça reduziu para cinco anos e meio, em cúmulo jurídico.

O antigo presidente do Benfica começou também a ser julgado pelos crimes de peculato, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e abuso de confiança, por ser acusado de apropriação indevida de quatro milhões de euros do Benfica, resultantes das transferências dos futebolistas Scott Minto, Gary Charles, Amaral e Tahar el Khalej.

A residir em Londres desde 2009, Vale e Azevedo fez recentemente três pedidos de habeas corpus – todos rejeitados – e estava obrigado a permanecer em casa, tendo o passaporte retido.

Advogada diz que Vale e Azevedo vai contestar

Luísa Cruz, a advogada de Vale e Azevedo em Portugal, afirmou que o seu cliente vai contestar o facto de ter mais cinco anos e meio de prisão para cumprir. “O meu cliente já cumpriu cinco sextos da pena porque temos de ter em conta o tempo que passou preso na casa de Londres”, defende a advogada. “Vamos entrar imediatamente com um requerimento no tribunal para o libertar”, revelou.

Ricardo Marques (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.